Batida de carro: o que fazer em um acidente de trânsito?
- Por: 99 •
- Última atualização: 26/08/2022
Faz parte da realidade do trânsito de todo país, e é necessário estar preparado para esse tipo de situação: acidentes de carro.
A batida de carro pode acotecer em qualquer lugar: na rodovida, no centro urbano e até na esquina da rua da sua casa. Existem algumas medidas, previstas por lei, a serem tomadas nessas ocasiões.
Preparamos um passo a passo para você saber o que fazer em casos de batida de carro. Confira:
Leia também:
- 3 motivos para usar cinto de segurança no banco de trás
- O melhor seguro para motorista de aplicativo
- Telefone da 99: saiba como entrar em contato
1. Verique se há vítimas
Se houver uma vítima no acidente de trânsito, você deve acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Ligue para o número 192.
É dever do motorista prestar socorro às vítimas de acidente. Se não fizer isso, estará cometendo um crime, que é previsto no artigo 135 do Código Penal Brasileiro.
Por outro lado, se não houver vítima, o motorista deve retirar o veículo da via e liberar o trânsito. Caso contrário, poderá até levar uma multa.
2. Anote a placa do outro veículo
Essa é uma medida muito importante a ser tomada. Além de anotar a placa, peça um documento ao outro condutor. Apenas trocar telefones não será suficiente para resolver a situação – até porque você pode receber um número falso.
Caso tenha uma seguradora, passe o telefone da empresa para o outro condutor – ela está melhor preparada para lidar com a situação.
3. Sinalize a batida de carro com triângulo e pisca-alerta
Também é importante, quando o acidente tem alguma vítima, fazer sinalização correta. Pegue o triângulo – normalmente localizado no porta-malas do carro – e o posicione de acordo com as regras brasileiras. A distância mínima entre a sinalização e a batida de trânsito é de 30 metros, segundo a Resolução 36/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Ainda é recomendado, para garantir que os demais veículos percebam com clareza o acidente, a regra de 1 metro a mais para cada km/h permitido na via.
Por exemplo: em uma avenida cujo limite é 60 km/h, a distância do triângulo deve ser de 60 metros. Em caso de condições adversas, pode-se dobrar essa distância. Também acione o pisca-alerta do automóvel.
4. Faça o B.O. registrando o seu acidente de trânsito
Sempre que se envolver em um acidente de carro, faça o boletim de ocorrência. Pode ser feito online, no site da polícia militar do seu estado.
Mesmo que haja acordo entre os motoristas envolvidos no sinistro, é importante a prestação do B.O.. Isso porque o boletim é necessário para o acionamento do seguro que você contratou ou para solicitação do seguro DPVAT.
5. Reúna provas
Tire fotos, faça vídeos e documente o acidente. Seja precavido caso o fato seja levado à Justiça. Nesses processos, as provas te dão garantia jurídica.
Além disso, você pode conversar com pessoas que estavam próximas ao acidente, que podem se tornar testemunhas do ocorrido.
Em casos de acidentes com motoristas da 99
Se você sofreu um acidente dirigindo pela 99, entre em contato conosco pela Central de Ajuda, disponível 24 horas, todos os dias.
Esse conteúdo foi útil?
Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o que fazer em casos de acidente.
Quer conferir mais conteúdos como esse? Acesse o blog e fique por dentro de tudo sobre o universo dos motoristas de aplicativo.
Se cuida, vá de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade