Saiba calcular o custo fixo e variável como motorista de aplicativo
- Por: 99 •
- Última atualização: 26/08/2022
A atividade de motorista de aplicativo envolve alguns custos, que são necessários para obter mais ganhos e fazer disso uma fonte de renda. É como um investimento.
A maior parte desses custos estão voltados ao carro. Vão desde o abastecimento com combustível até a documentação do veículo. E nesta vida de motorista, é preciso ter controle todos os gastos em busca de ter uma saúde financeira estável.
O primeiro passo é mapear quais são esses custos que o motorista tem, se são fixos ou variáveis, e traçar estratégias para obter lucros. Saiba agora como fazer esses cálculos.
Leia também:
- Controle financeiro para motorista de aplicativo 99: veja dicas
- Como economizar combustível: dicas para motoristas
- Taxa de cancelamento: tudo o que você precisa saber
O que é custo fixo?
São os gastos recorrentes, ou seja, que acontecem constantemente e que não são afetados pelo aumento ou diminuição do uso de um produto ou serviço. Por exemplo:
- Aluguel
- Contas de água, luz e telefone
- Pagamento de salários
Em suma, são custos que você tem todo mês.
O que é custo variável?
O nome é sugestivo. É um gasto que varia de acordo com a quantidade de produtos ou serviços vendidos. Trazendo para a realidade de um motorista de aplicativo:
Se o motorista fizer mais corridas, o custo com combustível será maior. Portanto, esse é um custo variável.
Quais são os custos fixos e variáveis do motorista de aplicativo?
A maior parte dos custos que os motoristas de aplicativo têm estão relacionados ao veículo. Confira abaixo quais são:
Custos fixos com o carro
Financiamento e aluguel de veículo
Entre os custos fixos destacam-se aqueles que são relacionados à aquisição do veículo. Há dois cenários para considerar: o de financiamento (em casos de compra) e o de aluguel.
Para saber qual compensa mais, o motorista precisa colocar no ponta do lápis o que vai de encontro com a sua necessidade.
Documentação e seguro
Para manter o carro regulamentado nas ruas, é preciso pagar impostos e deixar a documentação do veículo em dia. Nessa conta, entram o IPVA, DPVAT e o licenciamento.
Esses pagamentos podem ser parcelados e, portanto, podem ser classificados como custos fixos para o motorista.
Além disso, outro gasto necessário para o veículo é o seguro automotivo. O carro é o principal instrumento do motorista de aplicativo, e não há como dar margem para riscos de perda do bem. Assim como as anteriores, essa conta também pode ser parcelada.
Manutenção preventiva
Esse tipo de manutenção pode ser enquadrada como custo fixo, porque é previamente planejada e acontece com recorrência. Por exemplo: recomenda-se trocar o óleo do motor a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Ou seja, a cada seis meses você tem a recorrência desse pagamento.
Outros tipos de cuidados automotivos podem ser feitos com planejamento. É o caso da revisão, por exemplo, um custo previsto e que tem recorrência anual.
Custos variáveis
Combustível
Como citamos anteriormente, o custo com combustível é variável. Ele vai de acordo com a produtividade do motorista e, especialmente, com o modelo do veículo.
Nesses casos, os carros conhecidos “mais econômicos”, ou seja, os que não consomem tanto combustível, acabam sendo mais vantajosos. Aliás, esses modelos também costumam ser mais baratos no mercado.
Reparos
Esse tipo de custo é voltado a reparos pontuais no veículo. São gastos que o motorista não consegue preve. Ou seja, se precisou trocar uma peça, o pneu furou, teve algum probelama debaixo do capô… São custos que fazem parte da realidade do motorista.
Além disso, o custo de manutenção vai aumentando com o passar do tempo, pois serão necessários mais serviços e substituições de peças.
Portanto, recomenda-se reservar uma verba destinada apenas a esse tipo de custo, para não sofrer prejuízos inesperados.
Custos invisíveis
Além dos custos citados acima, há também aqueles que chamamos de invisíveis, que fazem parte do cotidiano do motorista. Entre eles, estão a lavagem, estacionamento e até pedágios.
Como acompanhar todos esses gastos?
Aqui na 99, buscamos oferecer o que há de melhor aos nossos motoristas parceiros. Pensando na maneira mais fácil de ter controle financeiro sobre os custos que o motorista de aplicativo tem, oferecemos um material que vai ajudar a acompanhar os seus gastos com o carro.
A planilha já vem com os campos indicados dos custos gerais que o motorista tem. Basta preencher com os seus devidos valores e apontar estimativas de referência. Após preenchida corretamente, ele terá todos os valores na palma da mão.
O que achou das dicas?
Para receber mais dicas como essa, continue acompanhando as publicações no blog e siga a 99 nas redes sociais!
Se cuida, vá de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade