Manutenção de carros: 3 principais dicas e gastos!
- Por: 99 •
- Última atualização: 16/05/2022
Quanto custa manter um carro? Embora essa seja uma pergunta comum, a resposta não é tão simples. Os custos ligados à manutenção de carros envolvem fatores que vão desde o pagamento de taxas de documentação até trocas de peças no dia a dia.
O fato é que, independentemente do ano ou modelo do veículo, negligenciar esses pontos sempre resultará em maiores gastos. Documentação em dia e revisão no tempo certo é o melhor caminho para a segurança e para o bolso do proprietário.
Para profissionais que têm no automóvel a sua principal ferramenta de trabalho, como é o caso dos motoristas de aplicativo, esse cuidado é ainda mais importante – afinal, se você evita gastos emergenciais, a sua renda será sempre maior.
Para ajudar você nessas questões, preparamos este artigo com dicas essenciais sobre gastos e manutenção de carros. Continue lendo e confira.
Boa leitura!
Manutenção de carros: 3 principais gastos e dicas de economia
Como explicado, os fatores que envolvem a manutenção de carros são variados. Alguns são macroambientes, ou seja, não dependem dos hábitos do motorista, como a documentação do veículo.
Já outros gastos, que também são necessários, podem variar de acordo com a condução do veículo no dia a dia, como a troca e reparos de peças.
Confira, abaixo, 3 dos principais gastos da manutenção de carros.
1. Documentação (IPVA, Licenciamento, etc)
Entre os custos de manutenção de carros, a regularização dos documentos é, sem dúvida, o mais importante.
É um fator macroambiente, um gasto condicionado a qualquer um que adquira um veículo – porém, mesmo sendo obrigatórias, todas as taxas variam de acordo com o ano e o modelo do automóvel. Entre as principais estão:
- Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT);
- Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
- Licenciamento anual.
Algumas cidades também exigem documentação extra para os motoristas de aplicativo, como o Conduapp (Cadastro Municipal de Condutores) e a CSVAPP (Certificado de Segurança dos Veículos de Aplicativo). Do contrário, o profissional fica impedido de rodar no município.
A melhor dica que você pode seguir em relação à documentação do seu veículo é mantê-la sempre atualizada. Em alguns casos você até é contemplado com descontos quando realiza o pagamento de forma antecipada. Por isso, não deixe de cumprir os prazos.
2. Combustível do veículo
O combustível é mais um gasto indispensável na manutenção de carros. Não importa muito se você utiliza ou não com frequência, para o veículo sair do lugar é preciso abastecer o tanque em um posto.
Considerando que o preço do combustível vem aumentando gradativamente com o passar dos anos, não se policiar em relação a esse fator pode representar um custo elevado para qualquer motorista.
Porém, há práticas que você pode seguir para diminuir o gasto de combustível. São ações simples, mas que fazem uma grande diferença para o seu bolso no final de cada mês, por exemplo:
- manter os pneus sempre calibrados;
- evitar sobrepeso dentro do veículo;
- dirigir com as janelas fechadas;
- calcular o KM por litro.
3. Reparo, revisão e troca de peças
De todos os gastos que a manutenção de carros traz, a revisão ou troca de peças talvez seja o mais negligenciado. Muitos motoristas acabam seguindo a ideia de que “se está andando, então está tudo certo”. Um leve engano.
Assim como qualquer equipamento, o automóvel precisa passar por revisões e, quando necessário, trocas de peças. Quando você posterga o processo não está economizando, mas sim trazendo risco para a sua segurança e para o seu bolso.
A boa notícia é que, assim como o combustível, os custos com reparos podem ser amenizados seguindo boas práticas diárias, tais como:
- acompanhe as instruções dos fabricantes das peças;
- prime pela manutenção preventiva;
- pratique a direção defensiva.
Como a 99 ajuda a atenuar os gastos de manutenção de carros dos motoristas de aplicativo?
Para os proprietários que não utilizam seus veículos profissionalmente, gastos com combustível e até com troca de peças podem ser menores, pois não há uma obrigatoriedade de utilização diária. Já os motoristas de aplicativo não podem se dar a esse luxo.
Sabendo disso, a empresa 99 fechou parcerias com diferentes fornecedoras de produtos e serviços a fim de possibilitar que os motoristas da sua plataforma diminuam os custos com a manutenção de carros. Entre as empresas parceiras estão:
- Movida (Aluguel de carros);
- UMEC (Peças automotivas);
- Lave Park (Lavagem);
- Fix (Manutenção);
- Dellavia (Pneus).
Em suma, não há como dizer que a manutenção de carros é algo simples, mas é algo importante de se calcular para subtraí-los do valor final de sua renda.
No entanto, como explicado, caso você siga boas práticas e cumpra com todas as obrigatoriedades de documentação dentro do prazo, é possível controlar esses custos e evitar impactos negativos na renda do final do mês.
O automóvel é sim um bem de alto valor, e como tal, ele pode trazer um ótimo retorno para o proprietário. Cuide do seu carro.
E aí, curtiu?
Conta pra gente o que você achou desse artigo. Ele foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, e continue acompanhando as publicações do blog.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade