6 dicas de como cuidar da saúde mental no trânsito!
- Por: 99 •
- Última atualização: 19/04/2022
Você sabe como cuidar da saúde mental e emocional?
Quando pensamos em bem-estar, costumamos ligá-lo diretamente ao estado físico, mas esquecemos que a saúde mental tem um papel de destaque. Embora muitas pessoas não enxerguem sua real importância, o assunto fica ainda mais sério quando é relacionado ao trânsito.
Neste post, separamos 6 dicas valiosas para você entender um pouco mais sobre saúde mental no trânsito. Ficou interessado? Então, continue com a gente e faça uma boa leitura!
Como cuidar da saúde mental no trânsito?
Entender como cuidar da saúde mental e qual é sua importância no nosso dia a dia reflete na forma em que lidamos com o equilíbrio emocional.
A saúde mental nos envolve como um todo: física, emocional e biologicamente, tornando-nos capazes de lidar com diversas situações do cotidiano, até mesmo com aquelas mais estressantes.
Confira agora 6 dicas preciosas que separamos para você aprender um pouco mais sobre como cuidar da saúde mental e emocional no trânsito.
1. Combata o preconceito e procure ajuda
Para aprender sobre como cuidar da saúde mental no trânsito, você precisa começar combatendo o preconceito e procurando a ajuda de um especialista.
Até hoje, as pessoas acreditam que contar com um psicólogo ou psiquiatra é uma besteira, mas isso é um verdadeiro engano.
Quando nos sentimos doentes, com dores e incômodos, não nos julgamos por procurar um médico especializado. Assim, não deveria ser diferente quando pensamos em como cuidar da saúde mental, não é mesmo?
Um psicólogo nada mais é do que um médico que está ali para te ajudar e auxiliar.
2. Faça meditação ou procure outro tipo de terapia
A meditação e outros tipos de terapia podem ajudar se você quer entender um pouco mais sobre como cuidar da saúde mental.
É sempre bom conversar ou pedir o apoio de um amigo ou familiar.
Uma boa dica é pedir ao próprio psicólogo sugestões sobre canais no Youtube ou aplicativos que ensinam sobre meditação. Isso alivia o estresse cotidiano e trabalha melhor as emoções.
3. Dê atenção ao seu corpo e saiba como cuidar da saúde mental
Assim como um carro, nosso corpo também precisa de combustível, tanto para o físico, que nesse caso são os alimentos que ingerimos ao longo do dia, quanto para a alma, com os nossos hobbys – arte, por exemplo.
Por isso, é muito importante se alimentar de forma saudável, evitar o uso de álcool, ouvir aquela playlist que você curte ou até mesmo ler um bom livro.
Aqui, a dica é valorizar aquilo que te faz bem. Foque naquelas atividades que te dão prazer, e você saberá melhor como cuidar da saúde mental no trânsito.
4. Coloque a sua vida em ordem
Como assim? Sabe aquele armário que está cheio de roupas que você não utiliza mais ou aquela gaveta lotada de papéis que você precisa descartar? Todos temos, não é mesmo?
Pois então, separe um tempo do seu dia para organizar a sua vida e você verá que já se sentirá mais disposto.
Armários, gavetas, estantes ou até porta-luvas do carro lotados de papéis velhos acabam nos deixando ansiosos e mais agitados. Portanto, use o seu tempo e escolha o que realmente seja importante guardar.
5. Peça ajuda aos colegas motoristas parceiros
Outra dica sobre como cuidar da saúde mental e emocional é pedindo ajuda aos motoristas parceiros.
Caso não se sinta bem durante as corridas, converse com um amigo. Desabafar é a melhor maneira de descobrir se você está ou não com problemas.
Você pode também, caso não conheça outros motoristas parceiros, escutar o podcast “Papo de Motora”, da 99. Lá você encontrará sempre um novo episódio falando sobre o dia a dia do motorista 99, com dicas e assuntos sempre relevantes para sua rotina.
6. Conte com uma rede de apoio
Há plataformas que ajudam milhares de pessoas em todo o Brasil com atendimento online, acolhimento especializado em saúde mental e prevenção ao suicídio. Um exemplo é o Mapa da Saúde Mental.
Procure por esses serviços especializados que contam com profissionais da saúde (psicólogos) e aprenda a como cuidar da saúde mental.
Rotina como motorista parceiro
Outro ponto importante: se você deseja aprender melhor sobre como cuidar da saúde mental, preste atenção na sua rotina como motorista de aplicativo.
Veja se você anda estressado, cansado, com sono, irritado, com problemas de concentração ou digestivos. Também é preciso observar os episódios de dores musculares e tensionais, e aquela sensação de que algo ruim acontecerá a qualquer momento.
Rotinas estressantes e perigosas podem afetar a saúde mental e emocional dos motoristas. Então, você pode tentar outra rota de trabalho, reduzir a sua jornada e evitar picos de estresse.
Somos 99
Para ajudar com tudo isso que conversamos até aqui, a 99 conta com um programa chamado Somos 99. Nele, os motoristas parceiros têm vários benefícios como, por exemplo, voltados à saúde.
Você consegue apoio e consultas online com psicólogos pelo valor simbólico de R$50,00. O programa pode ser acessado no seu próprio site e conta com total apoio da empresa de aplicativo.
Agora que você aprendeu essas 6 dicas de como cuidar da saúde mental no trânsito, poderá estabelecer uma rotina que favoreça o seu corpo e criar momentos para o cuidado pessoal. Estar saudável é fundamental para oferecer o melhor índice de qualidade de serviços para seus clientes.
Cuide da sua saúde mental para que você possa também olhar pelos outros.
E aí, curtiu?
Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e confira mais dicas como essas no nosso blog!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade