Quero ser motorista

Em vídeo experimento, 99 destaca que cidades não foram pensadas para mulheres

Em vídeo experimento, 99 destaca que cidades não foram pensadas para mulheres

Ação criada pela agência CP+B Brasil destaca importância de traduzir em ambientes públicos o pertencimento de todos e de todas

A 99 lança nesta sexta-feira (05), o vídeo manifesto da sua campanha “Por Cidades Mais Femininas”. Criada pela agência CP+B Brasil, o objetivo da iniciativa é mostrar e inspirar a sociedade sobre a importância de tornar as cidades brasileiras mais femininas, estimulando o debate sobre a necessidade de transformá-las em ambientes inclusivos, seguros e com estrutura que garanta a quem nela vive o direito à mobilidade, à liberdade e à oportunidade de ocupar o espaço público sem opressão ou obstáculos. 

Esta é a segunda etapa do projeto “99 Mais Mulheres”, iniciado em 2019, que já teve outros desdobramentos em 2021 e promove iniciativas para trazer mais segurança, liberdade e autonomia para motoristas parceiras e passageiras. Todas as iniciativas voltadas ao projeto podem ser vistas na página oficial https://99app.com/maismulheres/.

Os espaços urbanos traduzem o esquecimento de figuras femininas na sociedade. Enquanto 60% da população brasileira é formada por mulheres , somente 20% dos nomes de ruas são de personalidades femininas . Além disso, as cidades não são projetadas pensando na liberdade e na mobilidade delas. Com esta campanha, a 99 quer ir além das iniciativas práticas já tomadas pela empresa e estimular a sociedade a debater esta realidade e o direito das mulheres de viverem em locais inclusivos, seguros e amistosos. 

O filme principal reflete o experimento desenvolvido pela empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e pela CP+B Brasil, realizado em São Paulo, no final do mês de outubro e liderado majoritariamente por mulheres. O material, ainda, foi produzido e dirigido por equipes femininas das produtoras Damasco e Pingado (áudio). 

Participaram da vivência cinco mulheres de profissões e classes sociais distintas, com experiências de vida importantes para a discussão do tema. Levadas separadamente a salas de imersão, elas assistiram a projeções de imagens de praças, avenidas e elementos urbanos que homenageiam apenas homens. A câmera mostra as reações delas ao saber que, para cada espaço público no Brasil que destaca uma mulher, há quatro que cultuam homens e que apenas 35% das carteiras de motoristas expedidas no Brasil pertencem a mulheres.

Na etapa seguinte, as participantes foram reunidas para assistir  a depoimentos de mulheres que já estão transformando esse espaço e tornando as ruas mais femininas, as motoristas parceiras da 99. Em seus relatos, elas mostram os obstáculos que tiveram que superar para ocupar espaços predominantemente masculinos e como a atividade influencia a autoestima de cada uma e a maneira como enxergam a cidade. 

O filme encerra convidando o público a refletir sobre a necessidade das cidades contarem mais histórias de mulheres e se tornarem mais femininas, destacando as iniciativas do programa  99 Mais Mulheres voltadas para este objetivo, como: a parceria com o projeto Justiceiras, que disponibiliza um botão dentro do app para mulheres vítimas de violência doméstica buscarem acolhimento e orientação; a doação de corridas para às Delegacias das Mulheres; a ferramenta 99Mulher, que permite às motoristas atenderem apenas passageiras,  e o +Mulher360. A íntegra do vídeo realizado no experimento será publicada nas páginas da 99 no Facebook e YouTube.

“No momento que recebemos o briefing deste projeto, entendemos a nossa grande responsabilidade dentro do território de empoderamento feminino”, afirma Milena Braune, diretora de contas da CP+B Brasil. “Cidades mais femininas são cidades melhores para todos. Esta é uma campanha cuidadosa, que envolveu muita pesquisa, casting criterioso e que nos dá muito orgulho.”

“O debate por cidades mais inclusivas e seguras para mulheres passa pela representatividade. Ao ver os nomes de outras mulheres homenageadas por suas histórias, queremos encorajá-las e inspirá-las a conquistarem qualquer espaço. E esse debate é o pontapé inicial para incentivarmos o fortalecimento de redes de apoio, essenciais para combater situações enfrentadas diariamente por cada uma de nós e para criarmos ambientes mais empáticos para todas as pessoas”, diz Juliana Biasi, diretora de Marketing da 99.” 

A diretora de marketing, ainda, observa que: “O que se iniciou como ação pontual da 99 e como nosso próprio posicionamento de marca, se tornou uma bandeira, um compromisso que reverberamos em diversas frentes. O direito à acessibilidade de ações empreendedoras, à mobilidade segura para trabalhar e se divertir deve abranger todos os corpos femininos, sejam elas passageiras, motoristas parceiras ou funcionárias da companhia, conclui Juliana Biasi.

A ação estreia no dia 5/11 e é composta pelo vídeo manifesto por um filme de 2 minutos, que se desdobrará em versões menores, e será veiculado nas principais emissoras da TV aberta e nas redes sociais do aplicativo. Também está prevista a participação de influenciadoras que atuam no universo feminino, na cultura e na acessibilidade, com inserções em publicações e canais de conteúdo voltados ao público feminino e na luta pelos direitos das mulheres, além de merchandising e outros formatos em várias plataformas. 

 

Ficha técnica:

Título: Mais Mulheres – Experimento

Agência: CP+B

Cliente: 99

Produto: Institucional

CCO: Marcos Medeiros e André Kassu

Direção de Criação: Thiago Lins

Criação: Mariah Assis, Luciana Viana, Victor Meira e Karen Lopes

RTVC: Ana Paula Casagrande, Moema Porro, Maryana Orru, Julia Oliveira e Fernando Miranda.

Estratégia e Dados: Lissa Magnago, Beatriz Santos, Rafaella Robba, Thaina Freitas e Rafael Lavor.

Atendimento: Miriã Ferreira, Adrielly Gutierres, Thiago Barboza, Luccas Pinheiro Sá, Wilson Negrini.

Mídia: Andrea Ferreira, Roberta Duarte, Luana Brito, Rodrigo Medeiros, Vitor Botelho, Anderson Oliveira e Michael Azevedo.

Projetos: Nathalia Beividas, Fernanda Wolff e Caroline Borges

 

PRODUÇÃO

VÍDEO

Produtora de Filmes: Damasco

Direção: Adriana Yañez

Produtores executivos: Elaine Salles e Carlos Righi

Head Atendimento / Senior Producer: Sheila Souza

Atendimento: Thiago José

Coordenação de Produção: Rica Ferrer

Assistente de coordenação: Thais Campos

Assistente de Direção: Renata Amaral

Diretor de Fotografia: Felipe Hermine

Diretor(a) de Produção: Luh Moreira

Coordenação de pós-produção: Chiquinho Ruiz

Montagem: Fernanda Krajuska  e Diogo Ekizian

Finalizador: Chiquinho Ruiz

Finalização: Damasco

ÁUDIO

Produtora: Pingado Áudio

Direção Musical: Will Bone

Produção Musical e Arranjo: Silvanny Rodriguez (Sivuca)

Mixagem: Lucas Weingaertner

Atendimento: Guilhermina de Paula e Lu Novelli

Produção Executiva: Lu Novelli

Aprovação pelo cliente: Juliana Biasi, Giovanna Cassettari, Erika Aredes, Karinna Reis, Melina Ferretti, Mariana Araujo, Julia Mashki, Cleber Paradela e Mario Raposo.