Você já deve ter ouvido falar que o mundo está mudando. Com o surgimento do metaverso, isso é só uma confirmação. O mundo está ficando cada vez mais digital. E quando se fala de investimento, isso não poderia ser diferente, né?
- Meu dinheiro: como fazer render mais e de forma segura
- É uma boa investir em renda fixa?
- Qual é o melhor investimento hoje?
Por isso, no texto de hoje, você vai entender melhor o que é o metaverso e o que fazer para investir nele. Esperamos que goste do texto! Boa leitura!
O que é o metaverso?
Vamos começar entendendo o que é esse tal de metaverso. Se você acha que o metaverso começou por causa do Mark Zuckerberg, é aí que você se engana.
O conceito de metaverso (ou “metaverse”, para o íntimos) já é conhecido desde 1992 (sim, já tem esse tempo todo mesmo). Ele ganhou popularidade a partir do livro “Snow Crash”, do autor Neal Stephenson. Na ocasião, Neal usou o conceito para explicar um jogo de “Second Life”, isto é, jogos de realidades paralelas à vida humana.
Em 2021, o metaverso ganhou força com a iniciativa de Mark Zuckerberg, criador do Facebook, ao anunciar um projeto de uma realidade paralela e virtual. A ideia é que essa realidade virtual permita que pessoas de qualquer lugar do mundo conversem com outras, façam compras, participem de eventos, entre outras infinitas possibilidades.
Cabe dizer que o metaverso de Zuckerberg não é a única plataforma de realidade virtual. Há outras menos populares, como o Sandbox e o Decentraland.
O que significa metaverso?
A palavra “metaverso” é uma união da palavra grega “meta”, que significa “além”, e do sufixo “verso”, de “universo”. Assim, podemos considerar que o significado de metaverso está associado com algo “além do universo”.
E podemos entender que esse significado se aproxima muito da proposta do metaverso do Zuckerberg. Afinal, com realidades paralelas e virtuais, possibilidades únicas e infinitas se criam. Uma dessas possibilidades é a de criar um avatar seu, da forma como você gostaria de ser.
Mas essa não é a única coisa que o metaverso permite. Os investimentos também se tornaram assunto recorrente dessa nova realidade. Vem entender como.
Como investir no metaverso?
Talvez você já esteja se corroendo de curiosidade para saber como investir no metaverso. Se você tem acompanhado as últimas notícias, deve ter percebido quantos milhões de dólares estão sendo alocados por empresas que entenderam que o metaverso é a nova tendência mundial.
Uma prova disso são os NFTs. A sigla em português significa “Token Não-Fungível”. Se mesmo assim você não entendeu muito, a gente te explica. Os NFTs são uma espécie de selos criptografados que ficam dentro da plataforma. É quase como uma marca d’água.
Assim, com esse selo, dados contidos nele passam a ser comprovados como originais. Para você entender melhor, olha essa comparação que explica muito bem o poder de um NFT no metaverso. É como se fosse a marca d’água das notas físicas do real, o dinheiro. Agora ficou simples, né?
Bom, e dependendo do NFT que você escolher investir, o valor de mercado dele pode ser multiplicado. Tudo dependendo do nível de procura para compra e do nível de raridade. Algumas NFTs são exclusivas, feitas por artistas e o seu valor acaba sendo um investimento interessante para quem quer se aventurar na nova realidade.
E tem mais que isso no metaverso?
Ô, se tem! Além do NFT, empresas estão comprando “terrenos” dentro do metaverso para investir em suas lojas virtuais. A ideia é que as pessoas possam fazer transações com as suas lojas dentro da realidade virtual, sem uma grande interferência do sistema monetário mundial.
A ideia é que com isso, impostos e taxas sejam mínimos ou sequer existam, e que a compra e a venda aconteçam de forma ainda mais facilitada para usuários de todo o mundo.
E para investir, basta que você esteja no metaverso. Por lá, é possível conhecer todas as regras sobre investimentos. Então, vale a pena dar uma olhada.
Curtiu esse texto? Não deixe de conhecer mais sobre os melhores investimentos para você. Leia agora: Bitcoin: um guia completo.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Para saber mais, acesse a Política de privacidade