Como identificar carros sinistrados e prevenir prejuízos na compra de usados?
- Por: 99 •
- Última atualização: 26/08/2022
Se você estiver interessado em comprar um carro usado, é importante que esse veículo passe por algum tipo de inspeção, justamente para que você não tenha nenhum tipo de prejuízo durante a compra.
Um ponto que deve ter atenção especial é se o veículo já sofreu algum sinistro. Esses carros sinistrados podem ser vendidos por cerca de 20 ou 30% mais barato, mas para isso o comprador deve estar ciente do fato, e nem sempre isso acontece.
Quer entender melhor sobre carros sinistrados e como não ser prejudicado em compras de automóveis usados? A gente explica para você!
Boa leitura!
Leia também:
- Vistoria veicular: tudo o que você precisa saber sobre o assunto
- Documentos necessários para transferência de veículo
- Quer trocar de carro? 7 dicas para fazer uma boa compra
O que é um carro sinistrado?
Carro sinistrado é um termo usado para denominar o veículo que sofreu algum sinistro, ou seja, que teve alguma parte danificada, prejudicada e até perdida por conta de batidas ou outros defeitos. Caso tenha sinistro, essa informação precisa constar obrigatoriamente na apólice do seguro do veículo.
Há também os casos em que o prejuízo pode ser classificado como “média monta”, que são os danos mais expressivos. Nessas ocorrências, o automóvel deve ter seu registro bloqueado por motivos de segurança e, somente após a realização de uma inspeção de segurança veicular e a obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV) o carro pode voltar a circular.
É perigoso ter carro com sinistro?
Não necessariamente, visto que em muitos casos o conserto é realizado com sucesso, e as marcas do sinistro ficam imperceptíveis. No entanto, em situações de carros com sinistros mais expressivos, é preciso se atentar a algumas questões mecânicas.
Existem aspectos como o alinhamento e balanceamento do veículo, além de infiltrações, cujos reparos são mais complicados e comprometem o funcionamento do automóvel – sem contar as circunstâncias em que o veículo pode ter perda total.
De todo modo, independentemente da gravidade, o sinistro impacta diretamente no bolso do motorista. Isso porque desvaloriza o veículo e implica nas situações de contratação de seguro.
Como identificar carros sinistrados?
A forma mais recomendada é fazendo uma vistoria cautelar. Trata-se de uma avaliação do estado geral do veículo, com objetivo de atestar a sua originalidade e identificar quaisquer problemas para a sua venda. Assim, quem está fazendo a aquisição saberá quais são as condições reais das funcionalidades deste veículo e se não está sendo enganado.
Outra maneira de identificar carros com sinistros é pelo site do Detran. No entanto, esse serviço não está disponível para todos os estados do país.
Gostou do artigo?
Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre carros sinistrados e, assim, você possa fazer uma compra de usados com mais segurança.
Quer saber mais sobre assuntos como esse? Continue acompanhando as publicações no blog e não deixe de seguir a 99 nas redes sociais.
Se cuida, vá de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade