O aplicativo 99 é benéfico para SP, diz estudo da FIPE

O aplicativo 99 é benéfico para SP, diz estudo da FIPE

As corridas dos apps liberam até 78 mil vagas de estacionamento na região metropolitana de SP

Na Exame:

São Paulo — Os aplicativos de transporte privado têm gerado um efeito positivo para a economia e o trânsito na região metropolitana de São Paulo. É o que diz um estudo inédito da feito por pesquisadores da Fundação Instituto Pesquisas Econômicas (FIPE), ligada ao departamento de Economia da Universidade de São Paulo. Segundo a pesquisa, os aplicativos reduzem a demanda por vagas de estacionamento na cidade, ajudam as pessoas a se locomover até estações de trem ou metrô, aumentam o acesso a vagas de emprego e também geram um benefício de 34,2 milhões de reais para a economia da Grande São Paulo.

Segundo a pesquisa, que foi encomendada à FIPE pela empresa de transporte individual 99, as corridas de aplicativo fazem com que a demanda por estacionamento caia, liberando  78.000 vagas na região — o equivalente a 20 garagens de shoppings centers. Isso ocorre porque, uma vez que os passageiros trocam o carro próprio por uma corrida de aplicativo, eles deixam de usar as vagas nas ruas e em estabelecimentos comerciais da cidade.

Outro ponto analisado pela pesquisa é que os aplicativos também facilitam o acesso das pessoas ao transporte público de massa. Com os aplicativos, as pessoas que moram ou trabalham em regiões mais distantes de estações metrô ou trem acabam tendo uma opção mais veloz para se deslocar até elas. Segundo a 99, 13% das viagens na Grande São Paulo começam ou terminam em estações de trem, de metrô ou em terminais de ônibus.

Leia mais