Aplicativo de mobilidade urbana 99: qual é a importância?
- Por: 99 •
- Última atualização: 21/04/2022
As rotinas das pessoas estão cada vez mais puxadas. As cidades parecem nunca parar para descansar. Diante desse cenário, a importância de tecnologias como aplicativo de mobilidade urbana também cresceu.
Se, no início, esses apps eram vistos como algo segmentado e pouco abrangente, hoje a realidade é completamente diferente.
Empresas como a 99, a partir de suas plataformas e iniciativas, conseguem não só transformar a vida de motoristas e passageiros, como também das cidades em que atuam.
Para entender mais sobre a importância desse tipo de tecnologia nos dias atuais, preparamos este artigo, abordando os principais pontos sobre aplicativo de mobilidade urbana.
Continue com a gente e confira. Boa leitura!
O que é um aplicativo de mobilidade urbana?
Todo app que faça a conexão entre motoristas e passageiros, facilitando o deslocamento e a mobilidade, pode entrar nessa categoria. Aqui no Brasil, temos a 99 como um dos principais exemplos de aplicativo de mobilidade urbana.
Criada em 2012, a plataforma surgiu como uma ponte facilitadora entre passageiros e motoristas de táxis.
Com o aumento da demanda, a empresa expandiu suas possibilidades, conectando também pessoas a motoristas particulares, potencializando assim os impactos gerados na mobilidade das cidades.
A 99, um dos principais nomes quando se fala em aplicativo de mobilidade urbana, segue impactando os locais onde atua, melhorando a mobilidade e possibilitando conexões.
Qual é a importância da 99 para a mobilidade?
Em seu site, a 99 informa que a sua missão, como aplicativo de mobilidade urbana, é impactar a sociedade positivamente, possibilitando um transporte mais seguro, rápido e barato para os passageiros, e mais rentável para os motoristas.
Considerando que atualmente o app da empresa conecta 600 mil motoristas e 18 milhões de passageiros, fica claro que a marca se tornou bem-sucedida em sua missão.
Esses dados, por si só, já demonstram a importância da 99 para o deslocamento e mobilidade das pessoas nas cidades onde atua, mas a relevância vai muito além da relação passageiros x motoristas parceiros.
Transporte como serviço
A 99 é pioneira no Brasil, na tendência mundial de utilizar o transporte como serviço, reduzindo a necessidade de possuir um carro particular para usufruir.
Esse conceito faz com que as cidades possam reduzir o número de carros nas ruas, focando na multimodalidade e aumentando o acesso de uma parcela relevante da população à cidade.
Presença em regiões periféricas
Um estudo da FIPE de 2018, feito para a Região Metropolitana de São Paulo, ajuda a entender o impacto da 99 neste cenário como aplicativo de mobilidade urbana.
Primeiramente, o estudo revela que a empresa consegue, por meio de seu serviço, aumentar o acesso a empregos (em média 7 mil postos de trabalho) e, consequentemente, ter impacto direto na economia, com aumento em salários (+ 0,04%) e PIB da região (+ R$ 33,6 milhões).
Isso acontece, principalmente, pela ampla presença da 99 em regiões periféricas, aumentando as possibilidades de acesso à cidade desta parcela da população.
No Rio de Janeiro, por exemplo, 66% das viagens da 99 eram feitas fora das regiões mais ricas. Esse número subiu para 75% durante a pandemia, reforçando a importância da 99 neste período de dificuldades.
Desse modo, os passageiros que antes não podiam, agora, com o aplicativo de mobilidade urbana 99, conseguem alcançar seus destinos no dia a dia mais facilmente, impactando e ressignificando seus espaços de acesso.
Demanda por vagas de estacionamento
Outro aspecto importante da 99 na vida urbana vem da redução drástica na demanda por vagas de estacionamento.
Segundo a FIPE, a demanda por estacionamento é reduzida em mais de 419 mil vagas em um dia útil típico na região, o que permite que o poder público transforme o uso do espaço, normalmente ocupado por veículos estacionados, em espaços públicos de qualidade e espaços para pedestres e ciclistas.
Quais são os impactos deste aplicativo no seu dia a dia?
Além da relevância direta no deslocamento e na conexão entre pessoas, um aplicativo de mobilidade urbana como a 99 é capaz de impactar positivamente o seu dia a dia de diversas outras maneiras.
Para cumprir por completo a sua missão de transformar a vida de passageiros e motoristas parceiros, a 99 coloca em prática projetos e ideias que agregam valores reais na rotina dessas pessoas. Conheça algumas dessas iniciativas.
Mais acesso à cultura e ao turismo
A 99, sendo um aplicativo de mobilidade urbana, conecta a população das cidades brasileiras a pontos importantes, aumentando o acesso aos espaços de lazer, cultura, educação, entre outros.
Exemplos de pontos importantes de corridas dentro da 99 são:
- shoppings;
- parques;
- museus;
- praças;
Durante o aniversário de São Paulo, a 99 divulgou o ranking de lugares mais visitados pelos paulistanos. Uma forma de incentivar os próprios moradores a explorarem a cidade.
Além disso, no “Dia do Museu” em São Paulo, a empresa ofereceu descontos de até 30%, com limite de R$10, nas corridas que tinham como destino os museus da cidade.
Já na cidade de Curitiba, a 99 também ofereceu um desconto de 30% nas corridas que tinham como origem ou destino universidades e terminais de ônibus da capital paranaense.
O objetivo da empresa foi facilitar o deslocamento de estudantes, ajudar na democratização do transporte, dos locais e das oportunidades, além de inovar e transformar o acesso e a mobilidade como aplicativo de mobilidade urbana.
Em suma, está claro que a importância do aplicativo de mobilidade urbana vai além da ponte “motoristas x passageiros”.
Com a participação da 99, as cidades conseguem reduzir a importância do carro particular, devolvendo espaço público aos seus cidadãos e aumentando o acesso de toda a população à vida urbana.
Gostou do conteúdo?
Continue acompanhando a 99 pelo nosso blog e pelas redes sociais!
Se cuida, vai de 99!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade