Restituição do Imposto de Renda: como fazer o dinheiro render
- Por: 99 •
- Última atualização: 17/01/2023
Dica de amigo: é sempre bom saber se você tem direito a restituição de imposto de renda. Afinal, é um dinheirinho extra que pode entrar na sua conta.
- 12 ideias para ter uma renda extra
- Empréstimo para negativado: cuidados que você precisa ter
- Índice Bovespa: você está preparado para esse investimento?
Mas se saber como consultar a restituição do imposto de renda ainda é uma dúvida para você, não se preocupe. Aqui você encontra as informações essenciais sobre esse tema. Então, boa leitura!
Como consultar o lote de restituição do IR?
Para você que quer saber como consultar a restituição do imposto de renda (IR), é simples. Você pode fazer a consulta pelo site da Receita Federal. E olha que prático: dá para consultar a restituição do IR tanto pelo celular quanto pelo computador.
Ao entrar no site da Receita Federal e colocar os seus dados, vai conseguir saber se tem restituição a receber ou se ela já foi paga.
Agora, se você quer saber como visualizar o calendário de restituição do imposto de renda, também é possível fazer isso pelo site da Receita Federal. Ali você consegue consultar as datas todas de quando os pagamentos serão feitos.
Lembrando que a restituição do IR é dividida por lotes.
Nesse caso, os critérios para que se receba a restituição primeiro são:
- Se a pessoa é idosa;
- Se a maior fonte de renda seja de atividade profissional do magistério.
Depois disso, o critério de desempate é quem entregou primeiro a declaração de imposto de renda no último ano. Então, de forma geral, quem entrega antes, restitui antes.
Cabe ressaltar também que o calendário de restituição do imposto de renda é atualizado anualmente. Então cabe consultar todos os anos o link da Receita Federal para saber as novas datas da restituição. Os critérios de restituição permanecem os mesmos.
O que fazer para quem não recebeu a restituição do Imposto de Renda?
Depois de entender melhor como funciona a restituição de imposto de renda, o que fazer se você não receber?
Quando o contribuinte faz a declaração de imposto de renda e tem um valor a restituir, precisa informar uma conta bancária para receber essa quantia. Esse valor, como dito acima, será pago em um dos lotes de restituição.
Se na data prevista o dinheiro não entrou na conta que você registrou no sistema do imposto de renda, você deve entrar em contato com quem organiza os pagamentos, o Banco do Brasil.
Abaixo você encontra alguns telefones de contato para falar com a Central de Relacionamento do banco. Confira:
- 0800-729-0088 (Para deficientes auditivos);
- 4004-0001 (Para quem mora nas capitais);
- 0800-729-0001 (Para demais localidades).
Lembrando que você pode, ainda, ir diretamente a uma agência se informar.
Agora, se você tiver caído na malha-fina do imposto de renda, cabe acessar mais uma vez o site da Receita Federal. Feito isso, busque pela seção e-CAC, faça seu login e depois clique no botão “Meu imposto de Renda”.
Quando acessar a aba de “Processamento”, busque pelas “Pendências de Malha”. Pronto! Você consegue entender se há algum motivo para a sua restituição estar retida e o que fazer para regularizá-la.
Se deu tudo certo com a sua restituição do imposto de renda, que tal investir esse dinheiro para ele lucrar? O CDI da 99Pay pode ser uma opção! Na 99Pay o seu dinheiro pode lucrar até 110% do CDI, que é muito mais do que a poupança!
Gostou deste conteúdo? Continue a sua leitura: O que é conta digital? Dicas, vantagens e como abrir uma.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay