Última atualização: 04/12/2023
Que perfil de turista você é? Aquele que faz um planejamento de viagem bem detalhado ou é aquele que escolhe o destino, faz as reservas e deixa o resto acontecer naturalmente?
A maneira que você prefere programar viagem pode te salvar de alguns perrengues, inclusive de ter gastos inesperados. Dedicar um tempinho para fazer seu roteiro previne os prejuízos e ainda traz economia para o bolso.
Nada como ter aquela sensação de que aproveitou cada instante sem se estressar com o custo da viagem, não é mesmo? Confira a seguir como fazer um planejamento de viagem para ficar com o descanso em dia e as contas em ordem!
Se você não tem o costume de fazer um roteiro de viagem, talvez adote essa ideia a partir de agora! Planejar viagem é uma boa ideia para:
Descobrir qual é a melhor época do ano para viajar gastando menos;
Conhecer mais de um destino em uma única viagem sem mudar o orçamento;
Comprar passagens ou fazer reservas de hotéis e atrações com antecedência e pagar mais barato;
Poder custear boa parte das despesas antes mesmo de viajar;
Identificar onde é possível economizar em cada etapa do roteiro, como trocar a corrida de táxi pelo trajeto a pé ou de transporte público;
Escolher passeios que você realmente deseja;
Definir um limite de gastos com alimentação, compras e presentes.
Confira um passo a passo de como fazer seu planejamento de viagem priorizando o melhor custo-benefício sem abrir mão da diversão:
Por quanto tempo você pretende viajar? Vai passar todos os dias das suas férias em viagem ou quer reservar alguns dias para outras atividades?
Saber a duração do roteiro faz toda a diferença na hora de escolher o destino, as atividades e o orçamento. Se tem poucos dias de descanso, pode não valer a pena ir para um lugar muito longe por conta do deslocamento.
Caso tenha que pegar avião, considere o tempo que passa no aeroporto, a duração do voo, o deslocamento e o descanso assim que chegar.
Outro ponto relevante para começar a fazer seu planejamento de viagem é definir a época do ano . Alguns lugares perdem um pouco da atratividade por estar em baixa temporada, o que pode tornar o custo dessa viagem mais barato.
Nem sempre a época do ano depende apenas da sua escolha. Veja no seu trabalho e a disponibilidade das outras pessoas que irão com você para acertarem o período ideal.
É hora de saber quanto você poderá gastar com toda a viagem. Avalie seu orçamento familiar e defina um valor total . Se pretende pagar algumas contas em parcelas, defina um limite somando todas elas.
Avalie também quanto pode economizar por mês a partir de agora. Se o seu orçamento atual está bem longe para fazer aquela viagem dos sonhos, você pode mudar o destino ou adiar a partida.
Você gosta de caminhar bastante, passar o dia todo visitando as atrações ou prefere apenas um lugar para relaxar e curtir uma paisagem?
Considere o seu estilo e de quem mais for viajar com você. Isso vai facilitar na hora de decidir pelo destino e fazer o roteiro.
Já deu para perceber que escolher o destino não é a única dúvida no planejamento de viagem, não é mesmo?
Faça uma lista dos três lugares que você e as pessoas que irão junto gostariam de ir. Considere o tempo de viagem, a época do ano e o limite do orçamento . Com os próximos passos, escolham um destino em comum.
Conheça mais sobre o funcionamento desses lugares durante o período que pretende viajar, como:
Temperatura e época de chuvas;
Eventos culturais, comemorações e atrações turísticas;
Destinos do entorno que podem ser visitados;
Feriados e datas em que alguns serviços poderão ficar fechados;
Quando é alta ou baixa temporada.
Veja quais são os documentos e exigências para o seu planejamento de viagem, como passaporte e vistos. Pesquise o que é necessário o quanto antes porque essas etapas levam tempo e têm custo .
Existem lugares que podem exigir vacinas, como é o caso da febre amarela em alguns estados brasileiros e em diversos países. Confira qual é a exigência do seu destino.
Lembre-se de sempre viajar com o comprovante impresso da reserva de hospedagem, as passagens de ida e volta e uma quantia financeira . Em viagens internacionais, você deve comprovar que tem dinheiro para se manter no destino durante sua estadia.
O seguro viagem pode ser obrigatório para alguns destinos, mas é uma maneira de se precaver financeiramente em caso de incidentes.
Descreva o que irá fazer em cada dia, por onde vai começar, como vai se deslocar, onde pretende se alimentar, etc. O roteiro em um planejamento de viagem serve para ter uma dimensão do tempo e dos custos de cada passeio .
Quanto antes conseguir garantir as passagens de avião ou de ônibus, bem como a reserva do hotel ou de imóvel alugado, o custo poderá ser menor.
Considere outras despesas no seu planejamento de viagem, como corridas de táxi, refeições, ingresso em atrações turísticas, etc. Em caso de viagem internacional, considere também o preço da moeda estrangeira .
É possível economizar bastante e mesmo assim fazer as malas e passear. Lembre-se dessas 10 dicas:
1. Escolha destinos nacionais ou mais próximos para gastar menos com transporte;
2. Guarde dinheiro para pagar menos juros em compras parceladas;
3. Se deseja fazer uma viagem internacional, considere o custo da moeda estrangeira ao escolher o destino;
4. Viaje na baixa temporada;
5. Veja se vale a pena ir de carro ou de avião;
6. Compare os preços de passagens aéreas em sites como o Google Voos e Kayak ;
7. Escolha hospedagem onde possa cozinhar para evitar comer fora;
8. Avalie se vale a pena ficar em hotel, pousada ou alugar um quarto ou imóvel;
9. Compare o preço de hospedagens no Trivago, Booking.com e Airbnb ;
10. Use o transporte público ou carros de aplicativo ao invés de pegar táxi.
Quanto mais você poupar para sua viagem, menos irá pagar em algumas despesas. Compras à vista e fazer reservas com antecedência podem garantir uma redução significativa no seu roteiro.
Evite deixar o dinheiro que você poupa disponível na sua conta a qualquer momento. O risco de gastá-lo em uma compra por impulso pode prejudicar seu planejamento de viagem.
A 99Pay te ajuda a dar o próximo passo! Mais do que guardar sua reserva em um local seguro, o ideal é que esse lugar ofereça algum retorno financeiro ao longo do tempo. Na conta digital da 99Pay você encontra segurança e lucratividade juntas.
O dinheiro guardado rende mais do que na poupança e do que outras contas digitais. Além disso, o retorno é diário, ou seja, seu dinheiro começa a lucrar desde o primeiro dia.
Basta ir até a aba 99Pay, dentro do seu app 99, verificar sua identidade e começar desfrutar de nossas vantagens únicas.
Para realizar seu sonho de viajar para um lugar especial e aproveitar a estadia ao máximo, cada centavo é valioso, não é mesmo? Então, aproveite e conheça os benefícios e facilidades da 99Pay!