Meu dinheiro: como fazer render mais e de forma segura
- Por: 99 •
- Última atualização: 02/01/2023
Quando o assunto é dinheiro, como você tem cuidado do seu? Já passou por aí, pela sua cabeça, a pergunta “onde investir meu dinheiro para render mais”?
- Minhas economias: como conseguir economizar algum dinheiro
- É uma boa investir em renda fixa?
- Ouviu falar em pirâmide financeira? Saiba o que é e por que evitar
Então, é hora de falar abertamente sobre isso e entender como seu dinheiro pode trabalhar para você. É isso mesmo. Ou você não sabia que isso é possível? Se não sabia, então, deixa a gente te ensinar!
Descubra tudo e mais um pouco na leitura de hoje.
Como administrar meu dinheiro?
Algumas das principais dúvidas dos leitores deste blog são: “onde investir meu dinheiro?” e “onde investir meu dinheiro para render mais?”. Nós entendemos que pode existir uma certa pressa quando o assunto é fazer o dinheiro render, mas vamos dar um passo de cada vez.
Para fazer o seu dinheiro trabalhar para você, é necessário dar o primeiro passo e pensar em organização financeira. É isso que vai definir o quanto você será capaz de investir e te fazer saber qual é a sua real situação financeira.
“Mas como começar a administrar o meu dinheiro?”. Bom, lembra que falamos sobre organização? É aqui que você começa a coletar as primeiras informações para saber como organizá-las logo em seguida.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é o porquê você gostaria de administrar melhor o seu dinheiro. Pegue um papel e liste o que te fez tomar essa atitude. Vamos dar alguns exemplos a seguir sobre possíveis motivos para começar a organizar a sua vida financeira:
- “Tenho muitas dívidas e quero mudar isso, tendo uma boa saúde financeira”;
- “Desejo ter minha independência financeira e não precisar mais trabalhar para ter dinheiro”;
- “Gostaria de ter uma renda extra todos os meses”;
- “Tenho um sonho que gostaria de realizar”.
Com um motivo em mente, é ele que vai direcionar como você vai administrar o seu dinheiro para que o seu objetivo seja atingido. Com isso, você segue para o próximo passo, que é entender como é o seu perfil quando o assunto é “meu dinheiro” e como estão os seus gastos e os seus rendimentos.
Como organizar as suas finanças
“Pronto! Já sei o motivo que vai me fazer querer administrar bem o meu dinheiro. E agora?”
Agora é hora de colocar a mão na massa e entender o seu comportamento financeiro nos últimos meses. Quais foram os seus principais gastos? Eles foram maiores do que o que você ganhou? O que te motivou a gastar esse dinheiro: necessidade ou vontade?
Essas informações vão te ajudar a entender o que te faz gastar dinheiro e o seu perfil financeiro. Por exemplo:
- Se você é do tipo de pessoa que gosta de cortar gastos e poupar dinheiro, seu perfil financeiro pode ser mais poupador. Ou seja, você tende a focar no dinheiro que você guarda, pensando em um presente e futuro seguros financeiramente.
- Agora, se você é do tipo de pessoa que gosta de gastar, mas também gosta de pensar no futuro e em como fazer o dinheiro crescer, você pode ter um perfil moderado.
- Há também quem goste de gastar quase tudo que ganha em um mês, sem se planejar. Também é a pessoa que não pensa muito em futuro ou tem medo dele, pois sabe que não está fazendo muito no presente para que o seu futuro financeiro seja seguro. Esse é o perfil gastador.
- E, por último, há o perfil que pensa no futuro e em estar sempre à frente do tempo quando o assunto é dinheiro. Esse perfil é conhecido como investidor, por aplicar seu dinheiro de forma que o dinheiro cresça.
Conseguiu identificar o seu perfil até agora? Por último, se pergunte: há algo que eu gostaria de mudar nessa classificação sobre o meu perfil? Se sim, anote perto dos motivos que te fazem querer administrar melhor o seu dinheiro.
E vamos para o próximo passo.
Como fazer planilha para controlar meu dinheiro?
Com todas as informações reunidas, agora é hora de montar uma planilha. Para isso, você pode usar o Excel ou até mesmo uma tabela em uma folha de papel.
A ideia é que você organize a sua planilha em tabelas que te façam reconhecer de cara o que está acontecendo na sua vida financeira. Além disso, é interessante que você separe a sua planilha por períodos. Por exemplo, você pode montar a sua tabela mensalmente para acompanhar o que acontece dentro desse período de tempo.
Separe a sua planilha por áreas de “renda” (que vai demonstrar o dinheiro que está entrando) e “despesas” (que vai demonstrar os seus gastos).
Dica importante: Quando anotar as informações da área “renda”, separe por tópicos. Exemplo:
- Salário;
- Dinheiro extra;
- Reembolsos;
- Dívidas de outras pessoas comigo.
A mesma dica vale para a área de “despesas”. Confira:
- Aluguel ou prestação do imóvel;
- Luz;
- Celular;
- Internet;
- Supermercado;
- Transporte;
- Lazer.
Separar dessa forma as informações vai te ajudar a entender como seu dinheiro está sendo gasto, além de tornar mais fácil cortar custos e realocar suas finanças para investir.
Como investir
“Fiz tudo o que vocês falaram. Como faço para as minhas economias renderem?”
Boa pergunta! Depois de ter organizado todas as informações, agora é a hora de tomar as suas decisões mais importantes. De acordo com o seu perfil, entenda o quanto você deseja investir e quais tipos de investimento podem fazer o seu dinheiro crescer.
E se você quer uma dica para começar a ver o seu dinheiro crescer e com toda a segurança, o app da 99 pode te ajudar! A conta digital 99Pay tem lucratividade de até 110% do CDI com saldo em conta. Que tal começar a aproveitar? Baixe o app da 99 e verifique sua identidade para começar a aproveitar.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay