Provavelmente você já deve ter passado alguma vez perto da televisão e ouvido o termo IPCA. E por mais que ele seja muito falado, a verdade é que ainda tem pouca gente que sabe o que ele significa.
- O que é a taxa Selic? Como ela influencia sua vida financeira
- Pegou cartão de crédito? Saiba como usar a seu favor
- O que é conta digital? Dicas, vantagens e como abrir uma
Então, vamos fazer a nossa parte e te ajudar a desmistificar esse assunto. Afinal, ele é mais simples do que você imagina. Quer descobrir mais sobre o IPCA hoje? Então, te desejamos uma boa leitura!
O que significa IPCA?
A primeira coisa que você precisa entender para saber o que é IPCA é compreender o que significa cada palavra que está contida na sigla. Então, vamos lá: IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
Em outras palavras e entendendo na prática o que significa IPCA: se trata de uma variação de preços relativa a um conjunto de produtos e serviços amplamente consumidos por famílias que vivem com uma renda mensal entre 1 a 40 salários mínimos.
O IPCA hoje é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Sendo assim, quando calculado, fornece a inflação para esse conjunto de produtos e serviços, e serve como referência para alguns tipos de investimento e também para reajustes de salários. Por isso é tão importante saber sobre ele.
Como acompanhar os valores do IPCA
Você pode acompanhar a evolução do IPCA diretamente da fonte, acessando o site do IBGE, ou pelo noticiário.
Aliás, ao ficar ligado nas informações econômicas que saem nos portais de notícias, na rádio ou televisão, você acaba se mantendo por dentro dos últimos cálculos e quais impactos são gerados na economia a partir do índice.
O que é o SNIPC
O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor, SNIPC, usa diferentes metodologias para determinar a variação de preços que são pagos pelos brasileiros em determinados tipos de produtos e serviços consumidos em uma família.
Para chegar a essa variação, o SNIPC coleta os últimos dados fornecidos pelo IPCA e também o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
População-objetivo do IPCA abrange as famílias com quais rendimentos?
Como falamos antes, no cálculo do IPCA são utilizados produtos e serviços amplamente consumidos pelas famílias brasileiras com renda média entre 1 e 40 salários mínimos. Ao medir essa inflação mensalmente, o IBGE consegue mensurar o impacto da variação dos preços no consumo dessa parcela da população.
Uma informação importante para você saber também é sobre o IPCA acumulado.
O cálculo do IPCA acumulado é feito a partir da soma dos IPCAs mensais do ano em que estamos ou, ainda, dos últimos 12 meses. Com isso, é possível notar se houve inflação ou deflação no acumulado do ano.
Acompanhar o IPCA é importante para você poder ter uma organização melhor do seu dinheiro. Se o índice está subindo, temos inflação no país, e isso pode significar que o seu poder de compra está diminuindo (pelo menos até você ter um aumento salarial). Aí, vale olhar com mais atenção os seus gastos.
Conte sempre com a 99Pay para te ajudar a entender melhor sobre o seu dinheiro. Até breve! 😄
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay