O que é orçamento doméstico? Como fazer esse planejamento?
- Por: 99 •
- Última atualização: 21/11/2023
Fazer um orçamento doméstico pode ser uma grande conquista para você e sua família terem uma vida financeira mais saudável. Ele é o ponto de partida para criar e realizar planos!
Sabe aquela reforma na casa ou uma viagem especial que gostaria de fazer? Pois é, esses sonhos começam com o orçamento doméstico. Você vai ver que essa ferramenta mostra como gastar com consciência e ter dinheiro para alcançar seus objetivos.
Abaixo, você confere como fazer um orçamento doméstico e dicas práticas para viver melhor com o seu dinheiro!
O que é orçamento doméstico?
Orçamento doméstico é a previsão que você faz de quanto deve ganhar e quanto deve gastar durante os meses seguintes. Ele considera os lucros e despesas de todas as pessoas que moram na casa, como um orçamento familiar.
Ou seja, se você quer melhorar sua saúde financeira, é preciso começar pelo orçamento doméstico. Ele é como um mapa, porque dá a direção de como e onde gastar o dinheiro.
Já o controle financeiro é o acompanhamento que você faz regularmente para saber onde está nesse “mapa”. A seguir, vamos mostrar como criar o orçamento doméstico e fazer o controle financeiro na prática.
Para que serve o orçamento doméstico?
O orçamento doméstico ajuda a fazer sobrar mais dinheiro durante o mês e a evitar o endividamento. Ele também serve para você aprender a poupar com a intenção de realizar seus planos e melhorar as finanças da sua família.
A organização das finanças também ajuda a descobrir hábitos ruins, que fazem o dinheiro ir embora sem percebermos.
8 Passos para começar seu orçamento doméstico
Chegou a hora de saber como fazer orçamento doméstico simples que facilita sua vida financeira. Vamos lá?
1. Envolva sua família
Todos os moradores da casa precisam abraçar essa ideia, inclusive os mais jovens. A pequena economia que cada um faz no dia a dia pode transformar a realidade financeira de todos na família.
Portanto, falem sobre dinheiro e compartilhem os sonhos de cada um. Ter esse tipo de conversa faz com que os planos sejam mais fáceis de realizar.
2. Escolha onde vai criar o orçamento doméstico
Existem diversas maneiras de criar uma planilha de gastos domésticos. Escolha a forma que mais se adequa à dinâmica do seu lar.
Caso vocês não tenham muita familiaridade em usar o Excel ou uma planilha do Google, os gastos podem ser escritos em um caderno. A bolsa de valores B3 tem uma planilha pronta para você preencher as informações por categoria.
O arquivo é para orçamento pessoal e você só precisa somar os ganhos e os gastos de toda a família na hora de completar os campos.
Se preferir, existem aplicativos para celular que são gratuitos e ajudam a controlar os gastos. Escolha opções mais práticas, que não vão pedir tantas informações logo no começo, já que isso pode desanimar na hora de começar.
3. Saiba quanto você e sua família ganham e gastam
Se o orçamento doméstico é uma previsão da entrada e saída de dinheiro, você precisa saber qual é a situação hoje.
Para isso, comece analisando quanto vocês receberam por mês nos últimos meses. Considere todos os tipos de renda que entram no mês, incluindo salários e quaisquer ganhos com renda extra.
Assim, vocês encontrarão um valor médio de quanto ganham por mês.
Em relação aos gastos, descubra o valor médio de cada um deles e divida em duas categorias principais: essenciais e adaptáveis. As “essenciais” são despesas básicas para se viver enquanto as “adaptáveis” podem ser cortadas sem afetar a qualidade de vida da família.
4. Quais são os objetivos da família?
É hora de listar quais são as necessidades e desejos do grupo. Seria quitar uma dívida, montar uma reserva para emergências, pagar um conserto no carro, custear a faculdade do filho, fazer uma viagem?
Se a situação está apertada, o primeiro objetivo é ter dinheiro para pagar todas as contas em dia e sem recorrer a crédito extra, como cheque especial e cartão de crédito. Organize os itens da seguinte forma:
- Curto prazo: planos que devem ser realizados em menos de um ano;
- Médio prazo: entre um e três anos;
- Longo prazo: quais objetivos podem esperar mais de três anos enquanto a família guarda dinheiro.
Pesquise na internet qual é o custo aproximado de cada objetivo. Assim, saberá quanto a família precisa poupar.
A intenção do orçamento doméstico é abrir espaço para juntar dinheiro e comprar bens e serviços à vista ou na menor quantidade possível de parcelas.
5. Crie metas possíveis de alcançar
Agora que você já sabe quanto precisa por objetivo, defina uma meta para reduzir alguns gastos. Diminua, por exemplo, o consumo de luz e água, a quantidade de serviços de streaming e os gastos com comidas por aplicativo, por exemplo.
Lembre-se, você não precisa cortar tudo. Só o fato de reduzir algumas despesas já fará muita diferença.
6. Acompanhe os gastos
O ideal é fazer o controle financeiro pelo menos uma vez ao mês. Já o orçamento doméstico deve ser revisado a cada seis meses ou um ano.
Assim, a cada mês você confere as receitas e despesas e se conseguiu poupar conforme o planejado. Se não chegou ao resultado que gostaria, faça novos ajustes no orçamento e revise suas metas.
7. Invista o que poupar
O dinheiro que você e seus familiares conseguirem poupar não precisa ficar parado em uma conta corrente, muito menos na poupança. Na 99Pay, a conta digital da 99, por exemplo, você tem lucratividade diária no saldo parado na conta enquanto planeja sua vida!
8. Gaste com consciência
Alguns hábitos contribuem para diminuir gastos e focar nos planos familiares:
- Faça uma lista antes de ir às compras;
- Compare preços entre diferentes lojas para ver onde é mais barato;
- Cuidado com falsas promoções, em que levar uma quantidade maior sem necessidade não altera o preço unitário;
- Se tiver feira de rua na sua região, prefira ir ao final, quando os preços caem; O valor dos legumes e verduras geralmente compensam mais do que no supermercado;
- Evite comprar no cartão de crédito. Retire os dados do cartão preenchidos em aplicativos para evitar compras por impulso;
- Compare o valor da compra se pagar à vista ou parcelado. Antes de qualquer compra parcelada, revise quanto será de juros e se a prestação estará dentro do orçamento doméstico;
- Cozinhe somente o necessário para evitar desperdício;
- Mantenha torneiras fechadas e veja se há vazamentos;
- Economize energia elétrica tirando utensílios da tomada que não estiver usando.
Ter a habilidade de poupar e realizar objetivos é um incentivo para ter planos ainda maiores, como comprar um imóvel ou abrir um negócio próprio. O orçamento doméstico pode ser o início da transformação da sua família.
Quer continuar aprendendo como cuidar do seu dinheiro? Confira também 8 passos para começar a juntar dinheiro por mês!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay