Se você tem microempresa ou empresa de pequeno porte, fazer análise financeira é essencial para o sucesso do seu negócio. Ela vai mostrar para onde suas finanças estão caminhando, quais imprevistos você pode encontrar e as alternativas possíveis.
Além disso, ela mostra as áreas que precisam de mais atenção e como otimizar todo o dinheiro que entra.
Acompanhe o texto abaixo para saber o que é e como fazer a análise financeira do seu negócio!
O que é análise financeira?
Toda empresa tem a finalidade de gerar lucro, certo? Mesmo que você esteja presente no seu negócio no dia a dia, não dá para perceber tudo o que acontece. Através da análise financeira, você pode identificar como está a saúde da empresa, pontos de alerta e oportunidades.
Informações como volume de vendas, relação entre receitas e despesas e nível de endividamento servem para que você tome melhores decisões.
Assim, é possível agir com mais estratégia e aumentar as chances do seu estabelecimento continuar ativo e próspero por mais tempo.
Análise financeira e análise econômica
Enquanto a análise financeira olha para a capacidade da empresa honrar seus pagamentos e se manter com o mínimo de endividamento, a análise econômica considera outros pontos, avaliando se o negócio está gerando lucro ou prejuízo.
Assim, a análise econômica e financeira se complementam, trazendo ainda mais clareza sobre a realidade da empresa.
Quais os tipos de análise financeira para microempresa?
Você pode fazer a análise financeira da empresa com base em dois grupos de informações: os dados sobre o equilíbrio financeiro e os indicadores econômicos.
Vamos falar sobre cada um deles?
Equilíbrio financeiro e econômico
Esse tipo de análise mostra como a empresa se mantém mês a mês e se vai gerar mais lucros ou prejuízos. Você pode avaliar o conjunto de dados abaixo que servem como um termômetro sobre como está esse equilíbrio:
Custo fixo
É o volume de despesas necessário para sua empresa funcionar, como aluguel e equipamentos. São despesas estáveis, que não dependem do ritmo de produção.
Custo variável
É o tipo de custo que aumenta conforme a produção e as vendas, como compra de matéria-prima e comissões. Se você vende mais em datas especiais, como Black Friday e Natal, provavelmente intensifica as atividades para atender todos os pedidos.
Lucro operacional
É o que sobra depois de descontar os custos fixos e variáveis da sua receita. Ele mostra se a parte operacional da empresa tem lucratividade ou dá prejuízo. Se o resultado dessa análise financeira for negativo, veja quais custos você pode reduzir ou cortar.
Preço de vendas
Você avalia se o preço de venda do produto ou serviço é estratégico. O preço ideal deve considerar pontos como competitividade, lucro e nível de procura.
Faturamento periódico
Essa análise mostra os tipos de produtos e serviços que saem com mais frequência durante um período. Assim, você continua a oferecer na sua empresa o que tem mais procura.
Margem de contribuição
É a diferença entre as receitas e despesas da empresa. Ela mostra se há equilíbrio financeiro e se o negócio está lucrando.
Crescimento
O histórico do faturamento mostra se a empresa está crescendo em estrutura, em vendas e no setor em que atua.
Fluxo de caixa
As movimentações financeiras indicam os padrões de gastos e como a empresa gera receita. Você pode identificar onde usar melhor o dinheiro na estrutura do negócio e como estimular mais vendas.
Indicadores econômicos
Os indicadores econômicos são como tirar retratos de diferentes ângulos de uma mesma pessoa. Cada indicador traz uma informação que vai te ajudar a enxergar o negócio como um todo.
Os principais indicadores são:
Liquidez
O índice de liquidez revela se a empresa consegue pagar as contas, as compras e as dívidas em dia. Essa informação pode ser vista no Balanço Patrimonial, que é uma das demonstrações financeiras de um negócio.
Rentabilidade
Mostra a relação entre o lucro operacional e as vendas. É preciso saber se a empresa segue rentável mesmo com os gastos e investimentos feitos nela.
Endividamento
Mede quanto do dinheiro da empresa é de terceiros por conta de empréstimos e financiamentos. Se o nível de endividamento for muito grande, as chances do negócio sobreviver são menores.
Prazo médio de pagamento
É o intervalo de dias em média que sua empresa leva para pagar os fornecedores e credores.
Prazo médio de recebimento
Mostra o período que se costuma levar para receber o dinheiro das vendas.
Como se faz a análise financeira?
A análise financeira vai fazer a diferença para o sucesso da sua microempresa se você der utilidade para ela. O passo a passo é esse:
1. Escolha como registrar as informações
Toda empresa, menos quem é Microempreendedor Individual (MEI), precisa fazer contabilidade junto a uma assessoria contábil.
Para fazer a análise financeira, você pode conferir os registros de contabilidade do seu negócio e as movimentações financeiras. Anote os dados em uma planilha eletrônica.
Outra opção é usar programas de gestão financeira, onde você registra os dados pelo computador no dia a dia.
2. Decida como fará a análise financeira
Para analisar os indicadores econômicos por conta própria, você deve usar uma fórmula para calcular cada um.
Já os programas de gestão financeira podem gerar relatórios com essas informações.
3. Defina metas para a sua empresa
Toda meta deve ser objetiva, mensurável, com prazo para ser alcançada. Para isso, defina quais são as prioridades no momento para o seu negócio.
Se está começando, pode ser algo como “aumentar 10% das vendas no próximo ano” ou “reduzir em 5% os custos de produção no ano”.
Por outro lado, se o seu negócio tem muitas dívidas, pode definir algo como “reduzir o índice de endividamento pela metade em até três anos”.
4. Acompanhe a evolução do negócio em relação às metas
Os dados vão dizer ao longo do tempo se você está mais perto ou mais longe de realizar cada meta. É por isso que fazer uma análise financeira regularmente ajuda a tomar decisões de olho nos objetivos.
Quais são as etapas da análise financeira?
Como mostramos no tópico anterior, a primeira etapa é criar um local para registrar as informações sobre a sua empresa. Depois disso, analise os dados priorizando as informações relacionadas aos seus objetivos.
O que você observa a partir desses dados? O que pode melhorar para realizar os objetivos que você definiu? Registre essas informações e transforme em ações práticas para otimizar algumas tarefas, diminuir custos, etc.
Lembre-se de olhar para os números da sua empresa regularmente. Compare períodos iguais: mês a mês, trimestres, semestres e o que muda a cada ano.
Busque sempre mais conhecimento financeiro
O conhecimento financeiro traz clareza para você entender melhor como sua empresa funciona e enxergar as oportunidades no mercado.
Alinhe esse aprendizado junto com a sua experiência no empreendedorismo para chegar ainda mais longe!
A 99Pay entende como é a correria de quem se esforça todos os dias para prosperar. Por isso, no nosso blog você encontra uma variedade de dicas práticas e orientações financeiras para ajudar você na sua jornada empreendedora.
Confira nosso conteúdo sobre capital de giro e fique por dentro deste assunto!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay