© 2018 • 99
99 Tecnologia LTDA
CNPJ/MF 18.033.552/0001-61

Created with Sketch.

São Paulo

Preciso reconhecer firma da declaração de veículo alugado/terceiros?
Não é necessário reconhecimento de firma. Caso o motorista utilize um veículo que não esteja em seu nome, ele deve ter uma autorização assinada pelo proprietário.  


Fui multado por não ter feito o curso. O que faço?
O motorista precisa entrar em contato com a 99 e enviar uma foto da notificação. 


Como eu comprovo que fiz o curso? 
Fique tranquilo, o motorista não precisa comprovar que realizou o curso. Ao concluir o curso, as informações são encaminhados automaticamente para a Prefeitura de São Paulo. 

Lembre-se: não é necessário carregar o comprovante do curso no carro. 


Quando vou receber o certificado de conclusão do curso?
Após finalizar o curso, em alguns dias, o motorista receberá o certificado digital. Em breve, daremos mais informações. Fique ligado em nossas comunicações. 


Eu não recebi o link para fazer o curso. Como faço?
Caso o motorista não receba o link do curso, deve entrar em contato com a Central de Atendimento 99 para solicitar o envio do link.


Já fiz o curso com outra operadora. Preciso fazer novamente?
Não. O curso deve ser feito apenas uma vez pelo motorista. A Prefeitura receberá as informações de todas as operadoras. Se você já fez o curso com a 99 em outro momento também não precisa se preocupar, este curso ainda é válido. 


Já fiz a vistoria. Como posso comprovar? 
O motorista deve ter o laudo de comprovação da oficina que realizou a vistoria. 

Nova Regulamentação de SP

Tudo o que você precisa fazer para ser motorista de aplicativo.

Você apenas precisa se preocupar com: 

  • Realizar o curso
  • Usar seu adesivo durante as corridas
  • A exigência de vistoria está suspensa por liminar 
  • Carregar o atestado do dono do veículo, em caso de carro emprestado ou alugado

No momento, você não precisa se preocupar com mais nada. O restante dos documentos a 99 encaminha automaticamente e de forma segura para a Prefeitura.

Em breve, você poderá consultar no site da Prefeitura de São Paulo sua regularidade do CONDUAPP e CSVAPP.

Ele é um número de registro emitido pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP) criado para motoristas de aplicativos que dirigem na capital. 


O que devo fazer para ter um CONDUAPP?

Passo 1
Fazer seu cadastro e baixar o aplicativo da 99.

Nosso cadastro já está alinhado com a regulamentação. Nele você vai informar:

  • Número da sua carteira Nacional de Habilitação (CNH) com autorização para exercer atividade remunerada (EAR) válida. Veja como no site do DETRAN SP.
  • Número do Renavam do seu veículo
  • Comprovante de endereço de residência, na forma da Lei Federal nº 7.115, de 29 de agosto de 1983. 

O que é o CONDUAPP?

Você que já inseriu o seu endereço quando fez o cadastro não se preocupe. Não é necessário nenhum outro documento. Caso você receba uma mensagem solicitando a atualização do seu endereço, acesse o link  e preencha o formulário com seu endereço atual. Essa informação é requisito para obtenção do CONDUAPP. 

Passo 2
Estar inscrito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nos termos da legislação. 
Veja aqui como se inscrever.

A inscrição e a contribuição ao Regime Geral da Previdência Social é individual e de responsabilidade de cada motorista. Quando você contribui, passa a ter direito à aposentadoria e outros benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte, previstos na legislação previdenciária.

É possível que você seja solicitado a encaminhar uma cópia da sua certidão negativa de antecedentes criminais a qualquer momento. Tenha-a sempre atualizada e com você. Veja aqui como solicitar a sua.

Passo 3
Ter a certidão negativa de antecedentes criminais. A 99 fará a checagem de dados junto ao Denatran e realizará também verificação automática. Tudo digital. 

Importante:

De acordo com a regulamentação, se você estiver inscrito no curso você já pode estar regular com o CONDUAPP. No entanto, para evitar seu bloqueio na nossa plataforma e irregularidade com o CONDUAPP, você deverá completar seu curso em até 30 dias corridos.
Você também poderá realizar o curso em outras plataformas, desde que seja homologado pelo DTP. Caso opte por realizar o curso em outra plataforma, guarde seu comprovante ou certificado.

Se você já realizou o curso pela 99, não se preocupe. Já teremos o seu certificado para encaminhar para a Prefeitura.
Caso tenha dúvidas durante a realização do curso, envie email para 
suporte@younder.com.br ou entre em contato nos telefones: Grande São Paulo (11)3014-7790 e Demais Localidades 0800-7266-006

Passo 4
A nova regulamentação exige que todos os motoristas façam um curso de treinamento de condutores. Ele tem duração mínima de 16h e poderá ser feito 100% online.

Você tem aqui dois caminhos:

Opção 1 - 99 paga um curso pra você
A 99 oferecerá aos seus motoristas parceiros um curso exclusivo e gratuito. A 99 irá inscrevê-lo automaticamente para realizar o curso.
Nos próximos dias, você receberá um link por email e sms para realizar o curso e poderá realizá-lo em até 30 dias. Até lá siga fazendo suas corridas normalmente e, em caso de dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Opção 2 - Outros cursos
Você também poderá realizar qualquer outro curso de Treinamento de Condutores homologado pela Prefeitura de São Paulo. Importante: você só precisa fazer um único curso, mesmo que trabalhe com outros aplicativos.

O que é o CSVAPP?

Ele é um documento emitido pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP) criado para garantir a segurança dos carros utilizados por motoristas de aplicativo.


Onde encontrar a resolução?

Mais detalhes você confere no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, acesse aqui.


O que preciso fazer para emitir o CSVAPP do carro?


Requisito 1 - Seguro Obrigatório (DPVAT)

Seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

O Seguro Obrigatório (DPVAT) é o mesmo que você já contrata quando paga o licenciamento do seu veículo. Mantenha a documentação do seu carro sempre em dia e você não terá problemas.

O Seguro APP é por nossa conta. Passageiros e motoristas estão protegidos contra acidentes pessoais em todas as corridas realizadas pela 99. Saiba mais aqui.


Requisito 2 Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no Município de São Paulo.

EXIGÊNCIA SUSPENSA 

A exigência de que o veículo esteja licenciado e emplacado na cidade de São Paulo foi suspensa pelo Poder Judiciário. Você pode realizar corridas pela 99 na cidade de São Paulo com veículo emplacado em qualquer município, desde que atendidos os demais itens exigidos. Veja aqui uma cópia da decisão judicial.


Requisito 3 - Inspeção do veículo.

EXIGÊNCIA SUSPENSA 

A Prefeitura publicou o calendário para as inspeções, conforme a tabela abaixo: 








A 99 oferecerá aos seus motoristas parceiros descontos e vantagens em empresas credenciadas para a realização da inspeção. Em breve essa página será atualizada com novas informações. Até lá siga fazendo suas corridas normalmente e, em caso de dúvidas, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Todas as inspeções devem ser realizadas nas oficinas credenciadas pela Prefeitura.

Veículos  novos (0 KM), relativamente ao seu ano de aquisição, não precisam ser vistoriados.




Requisito 4 - Veículo com até 8 (oito) anos de fabricação.  
São considerados regulares todos aquele veículos que foram fabricados a partir 2011.


Requisito 5 - Utilizar dístico identificador das OTTCs.
Você pode retirar seu dístico gratuitamente na Casa 99. 
Veja aqui os endereços.
Após obter o dístico, você deverá fixá-lo no vidro dianteiro de seu veículo para sua identificação, quando estiver realizando corridas pela 99.


Requisito 6 - Autorização do proprietário do veículo para o transporte remunerado privado individual de passageiros.
Se você for utilizar um veículo que não esteja no seu nome, você deve ter uma autorização assinada pelo proprietário. Deixe-a sempre no veículo. 
Veja aqui um modelo de autorização. 

O que é o CONDUAPP?O que é o CSVAPP?Perguntas e respostas

Principais Dúvidas

ATENÇÃO - Vistoria veicular suspensa por liminar 
No dia 11/11 a 99 obteve liminar que suspende a exigência de inspeção veicular, nos termos das Resoluções CMUV nº 16 e 21. Isso quer dizer que não é mais necessária a vistoria veicular nas oficinas para obter a regularidade do CSVAPP. Os motoristas que já fizeram a vistoria não serão afetados. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ou faça uma visita à Casa99.

Veja na íntegra a decisão liminar aqui.

Casa99 Sto Amaro
R. São Sebastião, 281
Sto. Amaro
Das 9h às 16h30

Ir para lá

Casa99 Tatuapé
Rua Cantagalo, 74
4º andar - Sala 410 - Tatuapé
Das 9h às 16h30

Ir para lá

O que preciso fazer para obter meu CONDUAPP?
Não se preocupe, você não precisará encaminhar nenhuma documentação para a 99, por enquanto. Os dados já fornecidos por você em seu Cadastro 99 serão encaminhados digitalmente e de forma segura para a Prefeitura, que informará a plataforma do cumprimento de todas as exigências e a regularidade do CONDUAPP. Não há a emissão de documentos físicos. 

Meu comprovante de endereço está desatualizado. O que devo fazer?
Você já inseriu o seu endereço quando fez o cadastro, não se preocupe. Não é necessário nenhum outro documento.

Caso você receba uma mensagem solicitando a atualização do seu endereço, acesse o link  e preencha o formulário com seu endereço atual. Essa informação é requisito para obtenção do CONDUAPP.

Moro fora de São Paulo. Preciso me preocupar com o CONDUAPP?
Se você deseja realizar corridas que iniciem na cidade de São Paulo, terá que atender às exigências para o CONDUAPP.

E se eu não receber nenhuma notificação sobre a regularidade do meu CONDUAPP?
A regularidade do CONDUAPP será informada diretamente pela Prefeitura em seu site. Você poderá consultar a regularidade de seu CONDUAPP e CSVAPP através de seu CPF e da placa do veículo

Não estou inscrito no INSS. O que devo fazer?
A inscrição e a contribuição ao Regime Geral da Previdência Social é individual e de responsabilidade de cada motorista. Quando você contribui, passa a ter direito à aposentadoria e outros benefícios, como auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte, previstos na legislação previdenciária.
Veja aqui como se inscrever

Como posso realizar o curso obrigatório?
A 99 oferecerá aos seus motoristas parceiros um curso exclusivo e gratuito.
O curso de treinamento de condutores tem duração mínima de 16h e poderá ser feito 100% online.Você também poderá realizar o curso em outras plataformas, desde que seja homologado pelo DTP. Caso opte por realizar o curso em outra plataforma, guarde seu comprovante ou certificado.
Se você já realizou o curso pela 99, não se preocupe. Já teremos o seu certificado para encaminhar para a Prefeitura.

Quando vou saber que estou com meu CONDUAPP e CSVAPP estão regulares? 
A regularidade do CONDUAPP será informada diretamente pela Prefeitura em seu site. Você poderá consultar a regularidade de seu CONDUAPP e CSVAPP através de seu CPF e da placa do veículo.
Após a 99 encaminhar seus dados para a Prefeitura, o DTP terá até 10 dias úteis para analisá-los e responder quanto ao atendimento das exigências. Durante esses 10 dias, qualquer ocorrência que você tiver com a fiscalização, entre em contato com a 99 pelos nossos canais de atendimento. 

E se eu não obter meu CONDUAPP?
De acordo com a regulamentação de São Paulo todos os motoristas que desejam iniciar corridas na cidade necessitam obter o CONDUAPP. Caso seu registro seja negado pela prefeitura, você não poderá prestar serviços como motorista parceiro nas plataformas. 

O que é o CSVAPP?
É a certificação pelo Departamento de Transportes Públicos (DTP) de que o seu veículo atende às exigências da Prefeitura para o transporte remunerado privado individual de passageiros na cidade de São Paulo.

Quem precisa fazer a inspeção do carro?
A 99 obteve liminar que suspende a exigência de inspeção do carro para emissão do CSVAPP. Sendo assim, os motoristas cadastrados na 99 não precisam mais realizar a vistoria. 

Qual a idade dos carros aceitos para a emissão do CSVAPP?
Idade máxima de 8 (oito) anos, ou seja, carros que foram foram fabricados de 2010 em diante estão aptos para a emissão do CSVAPP.

Meu carro não atende ao critério de idade, posso alugar um?
Sim, e a 99 tem parceria especial com a Movida (veja aqui as condições).

Minha placa é de fora de São Paulo? O que eu faço?
A exigência de emplacamento em São Paulo está suspensa pela Justiça. 
Veja aqui a decisão.
Isso significa que os carros de motoristas parceiros 99 com placa fora de São Paulo poderão fazer corridas na cidade, e também retornar ao seu município de origem com passageiros se atenderem às demais exigências da legislação.

Como os veículos precisam ser identificados? 
É obrigatória a identificação da 99 em todo veículo de motorista parceiro. Isso vale inclusive para carros alugados. Fixe o adesivo ou luminoso (dístico) da 99 no parabrisa dianteiro do seu carro. Se não tiver um desses, passe na Casa 99, localizada na Rua São Sebastião, 281, Santo Amaro ou na Rua Cantagalo, 74 - 4º andar - Sala 410, Tatuapé e retire o seu. Estamos atendendo em horário especial até o dia 12 de abril, de segunda à sexta das 9h às 16h30.

Preciso de seguro DPVAT?
Como todo automóvel que circula na cidade de São Paulo, você precisa fazer o DPVAT anualmente. Em geral o pagamento é feito junto com o licenciamento do carro.

E o seguro APP?
Fique tranquilo! Se você é nosso parceiro, nós já oferecemos esse seguro para você e temos os comprovantes do Seguro APP conosco, que cobre acidentes pessoais. Motoristas e passageiros estão segurados em todas as viagens feitas com a gente.  
A cobertura é de R$ 100.000,00 para casos de morte ou invalidez e R$ 10.000,00 para despesas médicas, hospitalares e odontológicas.

Perguntas e respostas

Verifique sua situação em relação ao CONDUAPP no site da prefeitura:

ATENÇÃO - Vistoria veicular suspensa por liminar 
No dia 11/11 a 99 obteve liminar que suspende a exigência de inspeção veicular, nos termos das Resoluções CMUV nº 16 e 21. Isso quer dizer que não é mais necessária a vistoria veicular nas oficinas para obter a regularidade do CSVAPP. Os motoristas que já fizeram a vistoria não serão afetados. Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ou faça uma visita à Casa99.

Veja na íntegra a decisão liminar aqui.

Verifique sua situação em relação ao CONDUAPP no site da prefeitura:

O Decreto nº 56981, de 2016, com as atualizações do Decreto nº 58.595, de 2019, estabelece os requisitos que os motoristas e veículos cadastrados nas plataformas devem cumprir para estarem aptos a iniciar corridas no Município de São Paulo.

Você não precisa encaminhar nenhum documento para a 99. Veja abaixo como o processo para emissão do CONDUAPP e CSVAPP irá acontecer a partir do dia 8 de abril, quando a nova Resolução entra em vigor.

O que é o CONDUAPP?O que é o CSVAPP?Perguntas e respostas

O que o motorista precisa fazer para receber o CONDUAPP e CSVAPP:

Toque aqui para verificarToque aqui para verificarOficinas credenciadasLista de oficinas credenciadas