Mulher na direção: o dia a dia de uma motorista parceira 99
- Por: 99 •
- Última atualização: 19/07/2022
Assim como vários espaços sociais, o trânsito também indica uma predominância da presença masculina. Prova disso é que, no Brasil, 1,5 milhão de pessoas atuam como motoristas de aplicativo, mas apenas 10% são mulheres, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Sim, a porcentagem é alarmante. No entanto, se pararmos para analisar, ela está de acordo com um imaginário social distorcido de que mulher na direção não é uma combinação positiva. E, infelizmente, essa ideia afasta o público feminino do volante.
E não há afirmação mais contraditória. Afinal, pesquisas relatam que o público feminino dirige de forma mais segura, defensiva e, por consequência, se envolve menos em acidentes de trânsito, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) .
Uma coisa é certa para a 99: o número de mulheres atuando como motoristas de aplicativo precisa crescer. E para que isso ocorra, é essencial que existam iniciativas, como o 99 Mais Mulheres, com o objetivo contínuo de tornar as cidades mais femininas.
Além disso, abrir espaços para que motoristas parceiras da 99 compartilhem suas experiências também é um ponto essencial. Assim, outras poderão entender os benefícios de assumir o banco de motoristas.
Por esse motivo, a 99 chamou a Andrea Costa, de Mogi das Cruzes, para compartilhar sua experiência como motorista enquanto mulher. Portanto, se você está começando a correr agora com a 99 ou ainda está com dúvidas se deve tornar-se uma motorista de aplicativo, esse texto é para você.
Continue a leitura e aproveite para anotar as dicas 😉
Por que você escolheu ser motorista de aplicativo?
No caso da Andrea, ela decidiu ser motorista de aplicativo por conta de duas coisas que adora fazer: conversar com pessoas e, é claro, dirigir. A possibilidade de ter horários flexíveis também pesou na hora decisão, mas ela descobriu essa vantagem com a experiência.
“Depois de trabalhar em uma empresa privada por cerca de 25 anos, percebi que precisava de mais tempo com a família e decidi ficar dois anos em casa. No entanto, com quase três meses, notei que eu estava começando a ficar estressada. Foi aí que meu filho falou para eu ser motorista de aplicativo, já que eu tinha carro, dirijo bem e gosto muito de conversar. Aceitei a ideia e sou parceira da 99 há quase cinco anos”, conta Costa.
No caso da Andrea, ela já tinha um carro à disposição para começar a fazer corridas. Dessa forma, a única coisa que precisava era a CNH com EAR e, por fim, se cadastrar na plataforma.
Entretanto, se você não possui um veículo, saiba que há locadoras parceiras da 99, como a Unidas e a Movida, com condições especiais para você se tornar uma motorista parceira!
Como é ser uma motorista mulher?
“Me sinto super tranquila sendo motorista. Muitos homens entram no carro, se surpreendem e mencionam que, dificilmente, encontram uma mulher dirigindo. Como forma de quebrar o clima, eu brinco com a situação”, afirma Costa.
Inclusive, Andrea comprovou no dia a dia a afirmação de que mulher na direção é sinônimo de segurança. “Certo dia, um rapaz me disse que se sente muito mais seguro com uma mulher no volante e afirmou que deveriam ter mais mulheres dirigindo. Lembro de comentar que não temos muito ainda, mas eu concordo plenamente e aconselho que mais mulheres passem por essa experiência”.
Ademais, enquanto os homens ficam surpresos ao ver uma mulher como condutora, as passageiras se sentem aliviadas, ao mesmo tempo em que demonstram algumas curiosidades, acima de tudo, em relação à segurança.
“A primeira coisa que elas acham é que a gente sofre um assédio fora do normal e que é muito perigoso. Logo, eu explico que não é nenhum dos dois. São Paulo é perigoso, claro, mas com dois ou três meses no app para motoristas da 99, você já se apaixona e perde o medo”, conta Andrea.
Vantagens de ser motorista de aplicativo
Depois de compartilhar sobre o início de sua jornada como motorista, tal como os percalços que enfrenta, a Andrea Costa apontou três vantagens essenciais de ser motorista parceira da 99. Confira abaixo:
Flexibilidade de horários
Como mãe, Andrea precisa fazer dupla jornada e sempre tenta adequar a rotina a partir das necessidades da filha. Por esse motivo, para ela, a possibilidade de fazer os próprios horários é a maior vantagem de ser motorista.
“Consigo levar e buscar minha filha no colégio e almoçar com ela. Inclusive, quando as passageiras me perguntam se vale a pena ser motorista, eu sempre respondo que sim, por conta da praticidade. Isto é, você pode trabalhar só no horário da manhã ou à tarde”, explica.
Além de estar presente na vida dos filhos, Andrea consegue tocar outros aspectos da sua vida pessoal. “No geral, eu pego pesado quinta e sexta-feira, sábado e domingo. Já segunda, terça e quarta-feira eu atendo menos corridas. Nos dias em que não pego pesado, faço faxina, cuido dos filhos, lavo roupa e vejo as contas”.
Botão 99Mulher: tecnologia à favor das mulheres
Outro ponto importante para Andrea é poder contar com um app para motoristas que possui recursos para garantir a segurança de quem está ao volante. Isto é, durante a noite, ela utiliza o Botão 99Mulher para receber chamadas apenas de passageiras.
“Eu uso a solução Botão 99Mulher em momentos específicos. Isto é, durante o dia, eu não me restrinjo só para mulher. No entanto, na madrugada, tenho esse cuidado maior e utilizo a opção “só mulher”, além da opção “só cartão”. Isto é, ligo na parte da noite apenas para redobrar a segurança”, relata.
Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo da Andrea falando sobre todas as iniciativas da 99 que garantem a segurança de motoristas parceiras.
Torne-se motorista parceira da 99
Agora que você já sabe que pode contar com a 99 para transformar a mobilidade urbana e construir cidades mais femininas, baixe o app e cadastre-se na plataforma.
Além disso, continue acompanhando os conteúdos do blog para saber como obter mais ganhos na 99 e otimizar o seu dia a dia.
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade