Aliança pela Mobilidade Sustentável: conheça a iniciativa
- Por: 99 •
- Última atualização: 16/06/2022
A emissão desenfreada de gases que contribuem para o efeito estufa é o maior desafio que nós, enquanto sociedade, devemos encarar para mudar hábitos e criar soluções sustentáveis que possam combater o aquecimento global.
Sendo assim, não há como negar o fato de que os veículos são os principais responsáveis pela poluição do ar, conforme indica um estudo realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).
A pesquisa revelou que, em São Paulo, o transporte urbano é responsável por “72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE) e respondem por 88% dos quilômetros rodados por veículos motorizados na capital”, de acordo com divulgação da revista Exame.
Entretanto, a 99 acredita que esses indicadores acerca da contribuição da mobilidade urbana para o aquecimento global devem ser compreendidos, não exclusivamente como problema, mas como o início de uma transformação.
Afinal de contas, a partir do momento em que se sabe para onde direcionar esforços, é possível desenvolver iniciativas, como a Aliança pela Mobilidade Sustentável, para um transporte urbano sustentável no Brasil.
Inclusive, essa é a proposta da Aliança, mencionada acima: uma parceria que vai impactar diretamente a vida de entregadores(as), motoristas parceiros(as) e, é claro, investir em um transporte sustentável no Brasil.
E aí, ficou curioso(a)? Então, é só seguir a leitura.
Leia também:
- Álcool ou gasolina: qual é mais vantajoso?
- Direção segura: Saiba como dirigir na estrada!
- Direção defensiva: saiba como dirigir com segurança
O que é a Aliança pela Mobilidade Sustentável?
A Aliança pela Mobilidade Sustentável é uma iniciativa da 99, em parceria com grandes nomes do mercado de mobilidade no Brasil, para transformar a mobilidade urbana, colocando mais veículos elétricos nas ruas.
Além disso, assim como o 99 Loc e o Kit Gás, é um projeto que integra o Driver Lab 99, um centro de inovações que impactam o ecossistema de motoristas parceiros(as).
Entre as empresas aliadas, estão CAOA Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric. Ou seja, marcas que atuam e contribuem, de forma direta ou indireta, para o setor de transporte no Brasil.
A propósito, o nome Aliança não é por acaso. É preciso de um esforço coletivo e de tempo para ocupar as ruas com carros elétricos, uma vez que o modelo possui um valor muito mais caro quando comparado aos convencionais.
Dessa forma, junto com a 99, as empresas parceiras vão discutir formas para impulsionar toda a infraestrutura necessária à eletrificação da frota brasileira, como a criação de postos públicos de recarga e a diminuição das barreiras para a aquisição de carros elétricos.
Objetivos da Aliança pela Mobilidade Sustentável
Como o objetivo da iniciativa envolve a produção, adoção e infraestrutura para carros sustentáveis, a Aliança estabeleceu metas a curto, médio e longo prazo. São elas que orientam as ações e os compromissos do grupo. Confira abaixo:
- Aumentar a participação dos veículos elétricos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje o índice é de 2%);
- Criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 1.500);
- Lançar, no mínimo, 300 automóveis elétricos da 99 ainda esse ano, com objetivo de chegar a 10 mil até 2025 e 100% da frota até 2030;
- Chegar à emissão zero de carbono pela 99 até 2030 (hoje, 48% das emissões de CO2 são do setor de transporte no Brasil);
- Adotar a cidade de São Paulo como pólo pioneiro para implementação de programas a fim de inspirar outras regiões do país.
Vantagens dos carros elétricos
À essa altura, você pode estar se perguntando por qual motivo a Aliança foca em veículos elétricos. E a forma mais pragmática de responder a essa pergunta é que essa tecnologia possui benefícios, tanto para o meio ambiente, quanto para o indivíduo.
Isso porque, além de ser movido a energia elétrica e, por consequência, poluir menos, ele é um veículo mais silencioso e seus custos de manutenção são bem menores do que carros comuns.
“Esses automóveis possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e também reduzem custos com combustível em até 75%”, afirma o diretor do DriverLAb da 99, Thiago Hipólito.
Dessa forma, a Aliança foi construída para deixar esses modelos mais acessíveis para motoristas parceiros(as), bem como para as pessoas que mais precisam deles.
Além disso, a sociedade demonstra-se extremamente aberta a receber novas formas sustentáveis de locomoção, uma vez que 67% das pessoas entrevistadas pelo Instituto Clima e Sociedade mostraram-se dispostas a abrir mão do seu transporte individual para utilizar um veículo mais limpo.
E aí, gostou?
Então, chega junto com a 99 e vamos acelerar a inovação no país!
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Política de privacidade