Quando se fala em criptografia, muita gente tende a achar que é algo de filme ou até uma arte milenar. Acontece que a tal da criptografia é algo mais comum do que se imagina.
- Como confiar no mercado de criptomoedas. Vem conferir!
- Moeda virtual: qual a diferença de cada criptomoeda
- 99 app com conta digital: entenda como funciona
Para acabar de vez com as dúvidas sobre este tema e para você entender de verdade o que é criptografia, produzimos este texto. Esperamos que ele te ajude! Boa leitura!
Quais os tipos de criptografia?
Antes de mais nada, cabe dizer que a criptografia é um elemento para proteção de dados.
Além disso, também é conhecida por ser a forma mais simples e fundamental para garantir que as informações de um sistema não corram o risco de serem roubadas ou acessadas por pessoas mal intencionadas.
Sendo assim, o que faz a criptografia tão importante é a sua capacidade de assegurar que dados de pessoas e empresas estejam protegidos, principalmente quando esses dados precisam ser enviados ou armazenados em algum local.
Agora, sobre os tipos de criptografia, os mais conhecidos são:
- Chave simétrica: Além de ser o modelo mais simples, é usada pelo emissor e receptor de uma mensagem, a fim de proteger os dados ao longo do trajeto da mensagem.
- Data Encryption Standard (DES): Oferece uma proteção mais básica dos dados. Foi um dos primeiros modelos a ser criado.
- International Data Encryption Algorithm (IDEA): Traz uma proteção mais diferenciada, onde a base de dados pode se confundir entre si, para impedir que pessoas de fora consigam reconhecê-la.
- Secure and Faster Encryption Routine (SAFER): Essa versão trouxe atualizações ainda melhores, como SK-40.
- Advanced Encryption Standard (AES): Conhecido como a criptografia de ponta a ponta, é uma das mais seguras atualmente. É muito difícil de ser decodificada por pessoas mal intencionadas.
Por que usar a criptografia?
Como falamos anteriormente, o objetivo da criptografia é que ela ofereça segurança para dados, de modo que outras pessoas não acessem as informações sem permissão.
Também é interessante ressaltar que a criptografia ajuda que os dados mantenham a integridade. Isto é, se outras pessoas não invadem os dados, logo, elas não conseguem alterar as informações contidas. As informações de propriedade intelectual também ficam protegidas.
Outro ponto importante é o trânsito dos dados para a nuvem. Então, quando os dados são movimentados da nuvem para serem armazenados, a criptografia ajuda na segurança dessas informações.
Como usar a criptografia?
Você pode usar a criptografia acessando softwares que utilizem a ferramenta. É o caso da 99Pay, dentro do app da 99, e do WhatsApp, por exemplo. Os dados que são transacionados nesses aplicativos passam pela criptografia, garantindo a segurança das informações.
Então, basta ficar de olho nas plataformas que você escolher usar e entender se também fazem uso desse artefato.
Curtiu esse texto? Não termine a sua leitura por aqui. Continue lendo agora: 99Pay: entenda como a conta digital ajuda sua vida financeira
A 99 utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar como você interage com o site, melhorar desempenho e personalizar conteúdo. Termos & Condições 99Pay