Entenda o que é

A blockchain Ethereum está passando por uma grande melhoria no seu sistema, que deve reduzir até 99% o consumo de energia, tornando o processo de comercialização da criptomoeda Ethereum mais eficiente e seguro.

Desde que a Ethereum foi criada, em 2015, a rede já previa uma grande atualização no seu sistema. “The merge” significa “a fusão” em português. Segundo a própria Ethereum, essa mudança acontecerá entre os dias 10 e 20 de setembro de 2022.

Para entender o que é o ‘The Merge’, é preciso entender primeiro o que é ‘Blockchain’.

Blockchain: Significa “corrente de blocos”, em português – é a tecnologia que funciona como uma espécie de banco de dados descentralizado. Nesse sistema, é possível fazer transações de ativos digitais sem intermediários.

Dentro de uma blockchain, as informações enviadas são como pedaços de código que são checados, validados e “trancados” dentro de blocos.

Existem diferentes tipos de validação da comercialização das criptomoedas, mas os dois mais comuns são o proof of work (ou PoW) e o proof of stake (ou PoS).

 
proof of work:  (prova de trabalho, em português), é a forma de validação de dados mais conhecida no universo cripto. Quando uma transação é feita, os dados e informações dessa transação precisam ser checados, validados e trancados em um bloco. Quem faz o processo de validação são os mineradores, aqueles que asseguram a integridade e segurança da rede. Para fazer essa checagem e encaixar um bloco no outro, eles usam computadores com alta capacidade de processamento para resolver contas matemáticas complexas, gerando um alto gasto energético.  

proof of stake: também é uma forma de validação de dados dentro de uma blockchain, mas a diferença é que não há contas complexas a serem resolvidas. Na validação de proof of stake, a blockchain envia um bloco para um validador, que tem chance de ser escolhido proporcional a quantidade de Ether que tem guardado e sua carteira, "stake".  Ele terá um tempo para checar a transação, assinar e enviar para outros validadores concordarem com essa validação. Não é uma pessoa que escolhe um validador. Isso é feito a partir de algoritmos da rede e de acordo com a reputação do validador.

E o que está acontecendo agora com o ‘The Merge’ é que a rede Ethereum vai sair da validação do tipo de proof of work para proof of stake.

Muda alguma coisa para os clientes que compram/vendem ‘Ethereum’ na 99Pay?
A 99Pay é a intermediadora para compra e venda de criptomoedas a qualquer dia e a qualquer hora, a partir de R$10, sem cobrança de taxa. Com o “merge”, nada muda para os clientes que compraram ou querem comprar e vender ether (ETH) com praticidade e segurança.

The Merge
da Ethereum