99 reduz em 80% os incidentes de segurança

Com inteligência artificial própria, aplicativo de mobilidade torna suas corridas ainda mais seguras

No Canaltech:

Um sistema de inteligência artificial desenvolvido pela 99 foi o responsável pela diminuição em 80% do número de incidentes entre motoristas e passageiros. Estamos falando de assaltos, roubos e outras situações potencialmente perigosas, que foram detectadas por meio da tecnologia de machine learning, que analisa as centenas de milhares de corridas realizadas pelo aplicativo de transporte diariamente.

Seria um trabalho hercúleo para qualquer equipe humana, mas que, para as máquinas, foi tarefa bem mais simples. As milhões de corridas realizadas pela 99 foram avaliadas em busca de padrões de comportamento que poderiam levar a incidentes. Parâmetros como a localização da chamada, método de pagamento escolhido e o histórico dos usuários foram levados em conta na criação de perfis potencialmente perigosos, com ações também sendo tomadas automaticamente pelos sistemas da empresa.

O foco, afirma a empresa, é a prevenção. Caso detecte a possibilidade de um incidente, a 99 é capaz de realizar o bloqueio da chamada, pedindo ao usuário que entregue informações adicionais para liberação. Como forma de prevenir problemas, dados como data de nascimento, CPF e número de cartão de crédito são solicitados — eles jamais seriam fornecidos por alguém interessado não em seguir de um ponto a outro na cidade, mas sim em praticar assaltos.